DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

18 de abril, de 2023 | 17:05

Núcleo de Atenção Integral à Saúde da 12ª RPM promove palestras de conscientização a respeito do autismo

Divulgação
Foram abordadas informações não só a respeito do diagnóstico do autismo, mas também do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)Foram abordadas informações não só a respeito do diagnóstico do autismo, mas também do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

O Núcleo de Atenção Integral à Saúde da 12ª da Décima Segunda Região (NAIS) promoveu nessa terça-feira (18), no auditório do 14º BPM, em Ipatinga, uma rodada de palestras com psicólogas de conscientização sobre o autismo. Foram abordadas informações não só a respeito do diagnóstico do autismo, mas também do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), informou a assessoria de comunicação da 12ª RPM. Participaram do evento militares e familiares, além de professores do Colégio Tiradentes de Ipatinga.

A abertura do evento foi realizada pelo chefe do Estado Maior da RPM, tenente-coronel Ademir Dias Cardoso, que falou sobre a importância de termos dados a disposição sobre o Transtorno do Espectro Autista, para assim em caso da detecção de um caso dentro do ambiente familiar, sabermos lidar com a questão da melhor forma.

A primeira palestra foi com a psicóloga Camila Soares, que é especialista em desenvolvimento humano, ela expôs para os presentes um histórico breve de como o autismo começou a ser estudado, e os sintomas mais comuns que aparecem em adultos ou crianças que apresentam esse transtorno.

A segunda palestrante foi a também psicóloga e pedagoga especialista em neuropsicologia e neuropsicopedagogia, Alessandra Soares Barbosa de Oliveira, que falou sobre o autismo e o TDAH em uma abordagem um pouco diferente, não só do diagnóstico, mas da necessidade de os familiares também buscarem entender a fundo o tema e cuidarem também da saúde mental e física para poderem dar o melhor apoio para o familiar.

A última palestra foi com a tenente Luciana Silveira Assunção, psicóloga e especialista em neuropsicologia. Ela falou sobre como os familiares de um autista ou de um portador de TDHA precisam ter acesso a informações, e das ferramentas disponíveis hoje dentro do NAIS para os militares.

Após cada uma das palestras, as psicólogas foram homenageadas com a entrega de um certificado e flores, como forma de agradecer a disponibilidade de falar sobre um tema tão importante e com abordagens distintas. Para finalizar o evento foram realizados sorteios de brindes para os presentes como livros que falam a respeito do autismo e jogos educativos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário