19 de abril, de 2023 | 07:30

Medo originado por episódios de violência em escolas pode comprometer aprendizado

Álbum Pessoal
''É extremamente importante para que o processo de aprendizagem ocorra que a criança esteja em equilíbrio'', afirmou a psicopedagoga Roneida Gontijo''É extremamente importante para que o processo de aprendizagem ocorra que a criança esteja em equilíbrio'', afirmou a psicopedagoga Roneida Gontijo
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
Nas últimas semanas, o medo tomou conta dos estudantes e de seus responsáveis. Ocorrências de violência no ambiente escolar registradas pelo país e as ameaças de novos ataques em instituições de ensino fizeram aflorar esse amedrontamento. A preocupação e a insegurança passaram a ocupar espaço na rotina das famílias, principalmente na vida dos alunos, que acabam sofrendo com isso.

Além dos impactos que podem ser causados à saúde mental dos estudantes, já pontuados em uma publicação recente do Diário do Aço, a aprendizagem também pode ser afetada. Conforme explica a psicóloga e psicopedagoga, especialista no acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e adultos, Roneida Gontijo, esse misto de emoções tem potencial para afetar os estudos.

“Qualquer sentimento que gera medo, insegurança, ameaça, ou seja, emoções, podem sim comprometer o aprendizado das crianças”, disse a profissional.

Por isso, a psicóloga destaca a relevância de as crianças apreenderem a lidar com suas emoções. “A reconhecer e saber como lidar da melhor maneira possível com esses sentimentos. É o que a gente chama de se autorregular. É extremamente importante para que o processo de aprendizagem ocorra, que a criança esteja em equilíbrio”, enfatizou Roneida.

Escola
Segundo a psicopedagoga, além do amparo dado pela família, a instituição de ensino também desempenha um papel importante nesse acolhimento e orientação. “É trabalhar em cima desses medos, dessas inseguranças, olhando o que cada um está trazendo, o que cada um está apresentando, o comportamento. Trabalhar juntamente com a demanda de cada criança, de cada faixa etária, cada turma”, observou.

Sensibilidade
Para Roneida, é preciso olhar para a necessidade individualizada dos alunos que estão inseguros, amedrontados e temerosos. “Neste momento, essa sensibilidade, essa percepção, essa compreensão e respeito também pelo sentimento dos alunos é muito importante, é fundamental para que esse processo seja passado de uma forma mais equilibrada, mais leve, mais segura para essa criança”, completou.

Já publicado:
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Comentários

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Marley

19 de abril, 2023 | 10:59

“Com esse país como está , vai começar a fechar escola por medo desses desequilíbrados da sociedade .
Agora virou moda . É de menor idade . Não pode ser penalizado .
Tá ficando difícil a coisa .”

Gildázio Garcia Vitor

19 de abril, 2023 | 10:46

“Excelentes ponderações e conselhos da Drª. Roneida. Parabéns! Muito obrigado!
Mas e os Professores, que também estamos
amendrontados?”

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