18 de abril, de 2023 | 13:53
Michel Temer vai receber Medalha da Inconfidência em Ouro Preto
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Temer assumiu a presidência do Brasil após o impecheachment de Dilma Rousseff

O ex-presidente Michel Temer será o grande homenageado na cerimônia do Dia da Inconfidência Mineira, realizada próxima sexta-feira (21). Ele receberá o Grande Colar, honraria mais importante concedida pelo Estado de Minas Gerais, que condecora, exclusivamente, chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais poderes da União.
A cerimônia será realizada, a partir das 9h, no centro de convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), informou o governo estadual.
Segundo o governo Zema, a decisão de homenagear Temer vem para fazer justiça ao chefe de Estado, que ainda não havia sido agraciado com o Grande Colar, como ocorre tradicionalmente”. Após atuação como vice-presidente, ele assumiu a presidência da República em 2016, após o impecheachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).
O governo mineiro ressalta a semelhança com o governo Temer, que trabalhou com medidas de austeridade e criou um teto de gastos que limitou os investimentos em saúde e educação. Ambos são marcados pela atenção ao equilíbrio fiscal e à política de teto de gastos, que limita o crescimento da maior parte das despesas públicas à inflação registrada nos últimos 12 meses até junho do ano anterior”.
Entrega das medalhas
A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e é, tradicionalmente, entregue todo dia 21 de abril, Dia de Tiradentes.
Em 2023, o Dia da Inconfidência prevê homenagens a 170 pessoas que contribuem para a projeção e valorização de Minas Gerais. Além do Grande Colar, existem outros três graus de honrarias: Grande Medalha, destinada a 40 pessoas; Medalha de Honra, que será entregue para 58 agraciados; e a Medalha da Inconfidência, que será recebida por 72 homenageados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]