
18 de abril, de 2023 | 08:00
Supermercados e empresas do setor poderão abrir no feriado de Tiradentes no Vale do Aço
Arquivo DA
No feriado de Tiradentes, os supermercados da região poderão utilizar a mão de obra dos funcionários

Apesar de ser feriado de Tiradentes na próxima sexta-feira (21), os supermercados e empresas do gênero alimentício poderão abrir as portas nessa data no Vale do Aço, conforme está previsto nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), assinadas pelos sindicatos patronal e laboral.
De acordo com as CCTs, poderão funcionar na sexta-feira supermercados, açougues, casas de carnes, mercearias, varejões, sacolões, hortifrútis e peixarias, das 8h às 18h, em Ipatinga, e das 8h às 14h, em Coronel Fabriciano e Timóteo. Já as atividades consideradas básicas, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, cumprem horário amparadas em legislação federal. No Shopping Vale do Aço, a praça de alimentação funcionará das 11h às 22h.
Conforme constam nas CCTs, as lojas de rua não têm permissão para utilizar mão de obra dos funcionários no feriado. A empresa que descumprir o presente instrumento pagará multa no valor referente a um piso salarial vigente da categoria por empregado prejudicado. O valor da multa será revertido 50% para o empregado e 50% para o sindicado profissional”, alerta.
Já no sábado (22), as lojas de rua no Vale do Aço poderão reabrir com seus funcionários. Vale ressaltar que lanchonetes, bares e restaurantes podem funcionar normalmente no feriado de Tiradentes, por fazerem parte de outro sindicato, que não está incluído nas CCTs.
Bancos
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Tiradentes, nesta sexta-feira. Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking), tanto nos feriados quanto nos fins de semana.
Contas
Conforme a Febraban, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil ao feriado, ou seja, no dia 24 de abril, segunda-feira. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Jose
18 de abril, 2023 | 08:42Entendo que feriados não significam prejuízos para comerciantes, afinal, vai economizar energia, água, gás, etc, além disto, quem não comprou arroz no dia do feriado por estar fechado, vai comprar no outro dia assim que estiver aberto, fome não vai passar por isto. Quem não comprou calça no dia de feriado por estar fechado, não vai ficar pelado no outro dia, vendo as lojas abertas. Enfim, tudo que vc quer comprar e não pode por ser feriado, vai comprar no outro dia.”