DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

18 de abril, de 2023 | 00:01

Visitas guiadas valorizam a cultura e a história da Estação Pedra Mole

Fotos: Gustavo Lyra
Visitas guiadas ao bem tombado visam promover educação patrimonial com escolas e comunidadesVisitas guiadas ao bem tombado visam promover educação patrimonial com escolas e comunidades
A centenária Estação Pedra Mole recebeu mais 250 estudantes na segunda rodada de visitas guiadas do projeto Pedra Mole - Estação das Artes 2023, em atividades que foram realizadas nos dia 4 e 5 de abril. Famílias e estudantes das instituições de ensino Centro Educacional Souza Ribeiro - Cesor, escolas estaduais Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha e Maurílio Albanese e Colégio Tiradentes participaram do segundo ciclo de visitas.

A iniciativa de valorização do patrimônio histórico e cultural da cidade é viabilizada com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, realizada pelo Grupo Teatral Boca de Cena, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O calendário de atividades vai até outubro deste ano e conta com várias visitas guiadas, oficina de educação patrimonial e um concurso de redação. Toda programação é realizada nas Ruínas da Estação Pedra Mole, localizada no bairro Cariru.

O projeto interativo inclui intervenções, workshop e concurso de redação durante o ano todoO projeto interativo inclui intervenções, workshop e concurso de redação durante o ano todo
Próximas paradas
As próximas visitas serão realizadas nos dias 3, 4 e 6 de maio e dias 6 e 7 de junho, com sessões às 9h e às 14h. Durante a apresentação do bem cultural aos visitantes, a intervenção “Retrato de Trem” narra as vivências em torno da construção da Estação Ferroviária de Pedra Mole. No elenco, as participações de Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luis Yuner e Mari Antonacci, com direção artística de Claudinei de Souza e direção geral de Marilda Lyra.

No dia 6 de maio, a visita vai contar com o workshop “Encontro com a Memória”, ministrado pela historiadora e produtora cultural Leila Cunha, voltado para educadores e demais interessados em conhecer e multiplicar a história do patrimônio cultural de Ipatinga. “A proposta é inspirar outras práticas pedagógicas que possibilitem a valorização e conscientização sobre a importância de nossas raízes para a preservação histórica e fortalecimento das nossas identidades”, informa a produção.

Grupo de artistas regionais comanda as atividades de arte e culturaGrupo de artistas regionais comanda as atividades de arte e cultura
SERVIÇOS
Projeto Pedra Mole - Estação das Artes
Visitas guiadas: 3, 4 e 6 de maio | 6 e 7 de junho
Horários: 9h e 14h
Workshop Encontro com a Memória: 6 de maio, 14h
Local: Ruínas da Estação Pedra Mole (avenida Itália, entre os bairros Cariru e Castelo)
Agendamento prévio para visitas guiadas e workshop via WhatsApp 97148-0422, de
segunda a sexta-feira, de 8h às 18h.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário