17 de abril, de 2023 | 15:40

Entre Mulheres está em cartaz no Los Películas Cineclube

Divulgação
Abuso físico e psicológico, feminismo e a luta contra o patriarcado na trama premiada no Oscar 2023 como Melhor Roteiro Adaptado Abuso físico e psicológico, feminismo e a luta contra o patriarcado na trama premiada no Oscar 2023 como Melhor Roteiro Adaptado
A programação do projeto aprovado pelo Los Películas Cineclube no Edital Arte Salva - Exibe Minas e realizado com recursos do Fundo Estadual de Cultura, do Governo de Minas Gerais, segue este mês com a exibição e debate de “Entre Mulheres”, premiado no Oscar 2023 como Melhor Roteiro Adaptado. Com entrada franca, a sessão acontece nesta segunda-feira (17), a partir das 19h30, no Bar da Santa, localizado no Centro Comercial do bairro Cariru, em Ipatinga.

Com roteiro e direção de Sarah Polley, o filme é baseado no livro homônimo de Miriam Toews e inspirado em eventos reais ocorridos na colônia de Manitoba, na Bolívia. A trama fala sobre feminismo, abuso físico e psicológico, machismo e a luta contra o patriarcado.

Conta a história de mulheres da comunidade religiosa Menonitas, que lutam para conciliar sua fé com a realidade. Em 2010 acabam descobrindo que os homens drogavam e estupravam mulheres e meninas durante a noite por muitos anos, às vezes resultando em gravidez. O grupo de mulheres encontra uma chance de se livrar desse pesadelo. Em até 48 horas elas precisam decidir se fogem, fazem uma rebelião ou aceitam esse destino para sempre.

O filme cnta a história de mulheres da comunidade religiosa Menonitas, que lutam para conciliar sua fé com a realidadeO filme cnta a história de mulheres da comunidade religiosa Menonitas, que lutam para conciliar sua fé com a realidade
Embora muitas comunidades menonitas sejam menos restritivas do que a retratada no filme, a colônia real, na qual a obra se baseia, é ultraconservadora: ao contrário de alguns outros grupos, eles não permitem eletricidade, telefones ou automóveis. Como as mulheres do filme, as mulheres da colônia de Manitoba da vida real não podem aprender a ler.

Entre Mulheres foi produzido pela Universal Pictures e traz no elenco Claire Foy, Rooney Mara, Judith Ivey, Jessie Buckley e Frances McDormand. Além de Melhor Roteiro Adaptado, foi indicado também nas categorias Melhor Filme, Direção, Elenco, Trilha Sonora e Atriz Coadjuvante.

Curta de abertura
Abre a noite o curta metragem documental de animação “Carne”, filme de estreia da cineasta Camila Kater, lançado em 2021, que arrebatou mais de 70 prêmios, e foi qualificado para o Oscar daquele ano.

Por que o corpo da mulher é sempre uma questão? Essa é a pergunta que o documentário faz. Por meio do relato de cinco personagens traz à tona temas como padrão de beleza, gordofobia, culto à imagem, sexualidade, sensualidade, liberdade, prisão, violência, abuso.

SERVIÇO
Los Películas Cineclube
17 de abril 2023, às 19h30
Bar da Santa – Centro Comercial | bairro Cariru

Entre Mulheres
Direção e roteiro: Sarah Polley
Drama, 104 min
Classificação Indicativa: 14 anos
Carne
Direção: Camila Kater
Curta metragem documental de animação: 11min
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário