DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

14 de abril, de 2023 | 14:27

Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos é inaugurado em Ipatinga

Divulgação
Além da unidade móvel, a castração ocorrerá em uma sala fixa no Centro de Zoonoses do município Além da unidade móvel, a castração ocorrerá em uma sala fixa no Centro de Zoonoses do município

A administração Ipatinga, por meio da Seção de Controle de Zoonoses, deu início, nesta sexta-feira (14), ao Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos. Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença de autoridades locais e representantes de organizações de proteção animal, foram inaugurados o Castramóvel e a unidade de castração, que funcionará numa sala fixa no Centro de Zoonoses.

A veterinária responsável pelo programa, Shara Regina, explicou a importância do controle populacional de animais, ressaltando que a medida é fundamental para reduzir o abandono e, também, os maus-tratos, além de prevenir a transmissão de doenças. “A castração de cães e gatos é uma ação tão importante que vai impactar até mesmo na vida de quem não tem animais”, disse.

Conforme Shara Regina, a meta é atingir 3 mil animais por ano com a castração. “Esse é o nosso objetivo e vamos fazer de tudo para acontecer”, destacou.

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PL), destacou o caráter pioneiro da iniciativa no município e reforçou o compromisso da gestão com a causa animal. "Estamos investindo na saúde e no bem-estar dos animais, além de conscientizar a população sobre a importância da guarda responsável. E o Castramóvel não é apenas para castração, mas é também para vacinação, proteção e também para dar carinho e amor para os animais do nosso município. É uma questão de saúde pública que começar a ser realizada a partir deste momento", afirmou.

Castramóvel
O Castramóvel, que conta com equipamentos modernos e equipe especializada, percorrerá os bairros da cidade para realizar as cirurgias de esterilização gratuitamente em animais de famílias de baixa renda. A unidade fixa de esterilização, localizada na sede da Zoonoses, no pátio da Suplan, no bairro Cidade Nobre, também realizará o procedimento seguindo os mesmos critérios. Para serem atendidos, os proprietários de animais devem ter realizado o cadastro no site do município (www.ipatinga.mg.gov.br).

Expectativa
Com a iniciativa, a administração de Ipatinga espera reduzir o número de animais abandonados nas ruas e melhorar a qualidade de vida dos cães e gatos domiciliados do município. Além disso, a castração contribui para o controle das doenças zoonóticas como a leishmaniose visceral, a raiva e a esporotricose.

Controle populacional
A administração de Ipatinga, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, realizou em novembro de 2022 o Censo Canino e Felino do município. A contagem detectou um total de 28.309 animais, fora aqueles de rua. Segundo os números apurados, Ipatinga possui atualmente, em seus domicílios, 17.857 cães e 5.226 gatos.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário