13 de abril, de 2023 | 14:23

Bairro Ana Rita vai receber ação contra arboviroses neste sábado

Divulgação
Profissionais de saúde vão fazer visitas domiciliares para combater os focos do Aedes aegypti Profissionais de saúde vão fazer visitas domiciliares para combater os focos do Aedes aegypti

A equipe do centro de Controle de Zoonoses da Saúde, com o apoio da Atenção Básica, vai promover uma ação contra arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) no bairro Ana Rita, em Timóteo, neste sábado (15).
Conforme a administração municipal, os profissionais da saúde vão se concentrar a partir das 7h na Unidade Básica de Saúde Maria Raimunda Perdigão, de onde se dispersarão para realizar as visitas domiciliares até as 12h.

Para a gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares, é de extrema importância que os moradores recebam os agentes, principalmente as pessoas que trabalham durante a semana e que rotineiramente não estão em casa durante a semana no horário das visitas.

Segundo explicou Ana Amélia, os profissionais da Saúde serão distribuídos por quarteirões, como já ocorre na rotina diária, verificando os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, visitas no interior das residências para o recolhimento de inservíveis, educação em saúde e tratamento focal quando for o caso.

Ações
Essa é a segunda ação com concentração de profissionais realizada pela Secretaria de Saúde. A primeira foi feita em 1º de abril. “Iniciamos pelo bairro Recanto Verde e nesse segundo momento vamos desenvolver essa ação no Ana Rita, após análise de alguns critérios como número de notificações, casas encontradas fechadas no dia a dia e retorno de informações fornecidas pelo supervisor de campo”, detalhou Ana Amélia.

Para essa ação no Ana Rita serão mobilizados 56 servidores do setor de Zoonoses e dez profissionais da Atenção Básica, enfermeiro e ACS. Por isso é muito importante que os moradores recebam os agentes, uma vez que os focos do mosquito transmissor de arboviroses estão sendo encontrados em recipientes onde menos se espera e, na grande maioria, dentro das residências. “Muitas vezes o morador no seu dia a dia não percebe os focos, então a visita dos agentes que são treinados para isso é essencial para identificar possíveis pontos críticos”, reforçou a gerente de Vigilância em Saúde.

O último LIRAa realizado em Timóteo ocorreu em janeiro e apontou um índice de 5,5. Em face disso foram intensificadas diversas ações como visitas domiciliares com tratamento focal e bloqueio de transmissão por meio da aplicação de inseticidas via bomba costal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário