Expo Usipa 2024 02 - 728x90

12 de abril, de 2023 | 17:34

Projeto incentiva pesquisa e valorização cultural em escolas de Ipatinga

Divulgação
Projeto mobilizou mais de 300 alunos de dez escolas municipais para registrar histórias locais e produzir um livroProjeto mobilizou mais de 300 alunos de dez escolas municipais para registrar histórias locais e produzir um livro

Professores e alunos de escolas municipais de Ipatinga tiveram, nesta quarta-feira (12), a oportunidade de apresentar, no Teatro Zélia Olguin, o resultado de um projeto desenvolvido pelo Museu da Pessoa, realizados com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Instituto Usiminas e da Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio da Secretaria de Educação.

Intitulado “Todo Lugar Tem História pra Contar”, o projeto mobilizou mais de 300 alunos de dez escolas municipais para registrar histórias locais e produzir um livro que recebeu o nome de “Ipatinga – Vale Doce de Memórias”. A iniciativa já havia sido realizada, também, com 200 alunos de cinco escolas públicas de Cubatão (SP), em 2022, informou a administração ipatinguense.

A apresentação contou com a participação de familiares, amigos e professores dos alunos envolvidos. O evento foi marcado por muita emoção e entusiasmo, de professores e estudantes das escolas municipais Everson Magalhães Lage, Nelcina Rosa de Jesus, Professora Maria da Conceição Pena Rocha, Deolinda Tavares Lamego, Carlos Drummond de Andrade, João Reis de Souza, Arthur Bernardes, Zélia Duarte Passos, Vilma de Faria Silva, Levindo Mariano.

De acordo com os organizadores do projeto, o objetivo é incentivar a pesquisa e a valorização da cultura local, além de estimular o interesse dos alunos pela história e pelas artes. Para isso, foram realizadas diversas atividades nas escolas participantes, como palestras, oficinas e saídas a campo para coleta de informações.

O resultado desse trabalho pode ser encontrado no livro “Ipatinga – Vale Doce de Memórias”, que reúne diversas histórias e curiosidades sobre a cidade e sua gente. A publicação será distribuída para as escolas participantes e as histórias serão publicadas no site acervo.museudapessoa.org. O livro é uma verdadeira viagem no tempo, que permite aos leitores conhecerem um pouco mais sobre a história e as tradições locais.

O sucesso do projeto “Todo Lugar Tem História pra Contar” mostrou que iniciativas como essa podem transformar a vida dos alunos e contribuir para o desenvolvimento cultural e social das comunidades.

Projeto
O Museu da Pessoa é um museu que tem como principal missão valorizar, preservar e disseminar histórias de vida de toda e qualquer pessoa, uma vez que considera que toda história de vida deve ser preservada como patrimônio da humanidade. A proposta foi convidar escolas municipais de ensino fundamental para participarem de uma formação na metodologia do Museu da Pessoa - a Tecnologia Social da Memória - com vistas à construção de um projeto sobre a memória dos moradores de Ipatinga, por meio da escuta e do registro das histórias de vida de pessoas nascidas no município ou não, mas que possuem um vínculo cultural e afetivo com a cidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

12 de abril, 2023 | 19:34

“Participei do Projeto a pedido da minha amiga, de longa data, Helizângela Albéfaro Reggiani Costa, que estava na Assessoria Pedagógica de História. Em 41 anos de Magistério participei de muitos cursos, seminários, oficinas e palestras, mas este do Instituto Museu da Pessoa, foi, provavelmente, o mais interessante. Portanto, obrigado, mais uma vez, Helizângela! Aproveito, para agradecer, também, à Sandra Lessa e à Sônia Helena, pela formação a nós oferecida; aos colegas do Deolinda, especialmente aos meus parceiros Vanda Loures e José de Oliveira, que "pegaram o boi pelo chifre"; ao Sr. Sevanil José da Silva, o nosso entrevistado, que nos encantou e emocionou com suas histórias de dores, alegrias, resiliências e conquistas; aos nossos alunos do 8° ano C-2022, pelo empenho e dedicação; à todas as Escolas participantes, especialmente aos colegas Professores e alunos, pela coragem de tentarem fazer algo novo; à Usiminas, pelo patrocínio; à Administração Municipal, na pessoa da nossa Secretária Municipal da Educação, Professora Patrícia Avelar Soares Doneiro, por ter "comprado", com emoção, a ideia do Projeto; e às Assessoras, pela organização e recepção no Teatro Zélia Olguim.
Para todos os participantes, diretos e indiretos, deixo, aqui, estes lindos versos do Grande Poeta Thiago de Mello: "Na fogueira do que faço, por amor me queimo inteiro".
PARABÉNS A TODOS! MUITO OBRIGADO!”

Envie seu Comentário