11 de abril, de 2023 | 15:50

Administração projeta Plano de Mobilidade para Ipatinga

Divulgação
Objetivo é minimizar e solucionar problemas históricos de congestionamento e fluidez no trânsito, orientando investimentos para os próximos dez anos Objetivo é minimizar e solucionar problemas históricos de congestionamento e fluidez no trânsito, orientando investimentos para os próximos dez anos

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga irá abrir em breve um processo licitatório a fim de elaborar um Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade. O objetivo é preparar a cidade para os próximos anos, tendo em vista o aumento do fluxo de pessoas e veículos e uma série de problemas estruturais de tráfego, informou a administração pública.

De acordo com a diretora do Departamento de Transporte e Trânsito (Detra), Graziella Pires, o Plano obedece a uma estratégia transparente e participativa. Para que a aprovação seja efetiva, o projeto deverá ser submetido à participação da sociedade civil, seguindo padrões de fiscalização e avaliação da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

“Esses dados técnicos irão servir não só para o governo atual, mas também para os próximos gestores, que terão um plano de desenvolvimento mais eficaz no que diz respeito à mobilidade. Vale destacar ainda que as diretrizes são importantes para que o gestor saiba onde investir, onde melhorar e o que mudar em relação à mobilidade urbana”, aponta.

O objetivo do Plano é definir as diretrizes que o município deve seguir para um melhor ordenamento de ações e investimentos a curto, médio e longo prazos nas áreas de transporte, trânsito e acessibilidade, dentre outras.
As ações cumprem também uma exigência legal. O Plano de Mobilidade é obrigatório para cidades que possuem mais de 200 mil habitantes, conforme consta na Lei 12.587/2012.

Diagnóstico
Conforme diagnóstico da Sesuma, a instituição do Plano na cidade será possível com a captação de recursos junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional. Histórico polo de atração em função de suas oportunidades de emprego e renda, além de áreas ocupadas sem planejamento em sua origem e outras fases de crescimento, Ipatinga apresenta hoje sérios gargalos de mobilidade e de acessibilidade. Entre outros incômodos identificados, há vias estreitas, calçadas irregulares e de espaço reduzido, excesso de redutores de velocidade, empreendimentos industriais que proliferam em áreas residenciais, fatores que contribuem cada vez mais para um trânsito caótico e sem fluidez.

Investimentos
O Executivo ressalta que o Plano irá assegurar uma diretriz de investimentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que usam o sistema viário – desde o pedestre, passando pelo ciclista, motociclista até os condutores de automóveis e outros veículos de maior porte.
“Com o Plano Municipal de Mobilidade e Acessibilidade, poderemos efetivamente produzir interferências positivas de maior impacto e abrangência, em médio e longo prazos. O ideal, segundo a lei que rege o assunto, é que a cada dez anos o município elabore um Plano de Mobilidade”, observa o prefeito Gustavo Nunes (PL).

Transparência
A Sesuma informa que “somente no que diz respeito à construção de redutores de velocidade, temos hoje uma fila de mais de 700 pedidos via representantes da comunidade no Legislativo. Diante disso, somos desafiados a buscar para cada local da cidade ou região as melhores opções de mobilidade. Após elaborado, o Plano será apresentado à sociedade por meio de audiências públicas, garantindo a lisura de todo processo”, conclui a diretora do Detra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zezé

13 de abril, 2023 | 19:59

“Falando em MOBILIDADE em Ipatinga, que tal melhorar as calçadas das ruas e avenidas do centro da cidade? Tá uma vergonha, tudo desigual com ressaltos, outras partes esburacadas, sem falar na quantidade de vendedores ambulantes com bancas nas calçadas, quando não é banca é carro servindo de lojinha com produtos por cima.
Alô Sr Prefeito e Srs Vereadores, da seus pulos pra melhorar o centro da cidade!”

Roberto Alves da Silveira

13 de abril, 2023 | 18:06

“Essa e uma cidade que vai pra frente o,o,o,o,!
CADE A CONCLUSÃO DA AVENIDA MARECHAL CÂNDIDO RONDON,QUE LIGA PRATICAMENTE O O ESPERANÇA ÁO PARQUE IPANEMA. CADE A CONCLUSÃO DA MANAIN,COM O ENCONTRO COM SELIM JOSE DE SALES,CADE A.....,CADE......
E ASSIM VAI.MUITA CONVERSA, POUCO INVESTIMENTO, E AINDA VEM FALAR DE MOBILIDADE.....SEM FALAR NO IPTU,QUE COM CERTEZA VOU TER QUE VENDER O OUTRO RIN,PRA PAGAR O IPTU DESTE ANO.COMO DISSE O LEITOR ABAIXO,COLOCAR MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS, PRA FAZER SERVIÇO DE PEDREIRO E DIFÍCIL DAR CERTO”

Edi

13 de abril, 2023 | 16:37

“?tima iniciativa, precisamos planejar a nossa cidade, o que será daqui alguns anos.
Espero que saia do papel né não seja apenas propaganda.”

Marcio Nascimento

12 de abril, 2023 | 09:06

“O problema é colocar gestores políticos em áreas técnicas. Não tem ninguém lá na detra q entende de trânsito.”

Envie seu Comentário