11 de abril, de 2023 | 08:00
Coleta de dados do Censo Demográfico na região tem previsão de ser encerrada dia 20
Os trabalhos de coleta do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) têm previsão de serem finalizados no Vale do Aço na próxima semana. A informação é do gerente regional do IBGE, Douglas Menezes. A previsão inicial era encerrar os trabalhos até 31 de outubro de 2022.
Segundo o gerente, no momento, os trabalhos do Censo estão voltados para a coleta de dados nas residências que ainda faltam. Estamos em campo para realizar entrevistas em domicílios ocupados que nós não conseguimos aplicar o questionário, seja porque nenhum morador foi encontrado para responder ou porque o morador se recusou a responder”, explicou.
PPE
Além da coleta de dados nos domicílios restantes, é feita a PPE (Pesquisa de Pós Enumeração), que se trata de uma operação de controle. Alguns setores são selecionados por amostra e toda a coleta é refeita por outros recenseadores. O objetivo é verificar a consistência dos questionários coletados na primeira entrevista, comparando as respostas entre a pesquisa regular e a da PPE. A nossa expectativa é concluir no dia 20 deste mês os trabalhos da coleta e da PPE. Já a divulgação dos primeiros resultados está prevista para ser feita na primeira quinzena de maio”, afirmou Douglas Menezes.
Disque-Censo
Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os estados do país. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana das 8h às 21h30.
Objetivo
O IBGE é o órgão governamental responsável pelo Censo Demográfico, que tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. E também constituem a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.
Política de Estado
A coleta de dados demográficos não é uma iniciativa apenas de um governo. Faz parte de uma política de Estado ter dados estatísticos atualizados e confiáveis da população de um país. Responder corretamente ao Censo e atender bem os profissionais que estão no campo colhendo as informações é, acima de tudo, um dever de cidadania. Desde o início dos trabalhos, os recenseadores têm enfrentado certa resistência por parte dos moradores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]