10 de abril, de 2023 | 17:21

Documentário homenageia o centenário da Portela

Divulgação/Canal Brasil
Zeca Pagodinho e Marisa Monte em ''O Mistério do Samba'' estreou em CannesZeca Pagodinho e Marisa Monte em ''O Mistério do Samba'' estreou em Cannes
A escola de samba Portela, maior vencedora do carnaval do Rio de Janeiro, completa 100 anos nesta terça-feira (11), e o Canal Brasil abre espaço em sua grade para uma homenagem à tradicional escola de samba. Às 19h45, será exibido o documentário “O Mistério do Samba”, de Carolina Jabor e Lula Buarque, que resgata histórias da Velha Guarda da Portela e conta com participações de personalidades como Zeca Pagodinho, Marisa Monte e Paulinho da Viola.

O projeto tem produção de Marisa Monte e da Conspiração e teve início em 1998, quando a cantora começou uma pesquisa sobre canções raras da Portela, que não haviam sido gravadas. O documentário reúne depoimentos de figuras ilustres da escola e do samba, como Monarco, Tia Surica, Jair do Cavaquinho e Argemiro do Patrocínio. A poesia, a musicalidade e a intimidade desses senhores e senhoras são desvendadas por meio do cotidiano simples de um pequeno bairro da Zona Norte do Rio, Oswaldo Cruz.

Com muita música, o filme retrata o cotidiano e as histórias da Velha Guarda da azul e branca. “O Mistério do Samba” teve sua estreia mundial na Mostra Cinéma de la Plage, no 61º Festival de Cinema de Cannes. O filme tem 96 minutos de duração e classificação etária de 14 anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário