DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

10 de abril, de 2023 | 16:28

Santana do Paraíso promove mutirão de combate à dengue

Divulgação
A ação vai começar pelos bairros Industrial e Residencial ParaísoA ação vai começar pelos bairros Industrial e Residencial Paraíso

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Paraíso, em parceria com a força-tarefa do Estado de Minas Gerais, promove mutirão de combate à dengue nos bairros Industrial e Residencial Paraíso, a partir desta terça-feira (11). Nos demais bairros, os agentes de combate às endemias realizam, de maneira preventiva, atividades de campo, contínuas e diárias de manejo ambiental, com o objetivo de eliminar os focos do mosquito transmissor, destaca o governo municipal.

Como ação de maior eficácia, há o bloqueio vetorial contra o mosquito, realizado pelos agentes de endemias com as bombas intercostais (dispersão do inseticida). A supervisora de endemias do município, Maria Aparecida de Souza Rocha, afirma que a colaboração da população é fundamental para haja efetividade nas ações de combate ao mosquito. “O meio mais eficaz, viável e simples são as medidas tomadas por cada morador, como a limpeza periódica dos quintais, retirar recipientes que acumulem água, cuidar dos terrenos baldios sendo estas ações básicas que eliminam os focos e evitam a proliferação do mosquito”, adverte.

Fumacê
O uso do fumacê somente é liberado pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) no caso de o município apresentar uma epidemia, comprovada por meio de casos notificados e lançados no Sistema de Informação de Notificações e Agravos (Sinan), não enquadrando a situação atual do município Santana do Paraíso. Além disso, Maria Aparecida alerta que o fumacê age somente contra mosquitos adultos. “O fumacê não atinge o foco, que são os ovos, larvas e pupas dos mosquitos e não pode ser reaplicado a cada 10 dias, pois neste período ocorre o ciclo dos mosquitos adultos com novas proliferações”, ressalta a supervisora de endemias.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ronaldo Xavier

11 de abril, 2023 | 13:28

“claro que vai ter foco para todo lado, qualquer um que vir em qualquer bairro do paraíso, só vai ver sujeira, lixo e mato”

Carla Dias

11 de abril, 2023 | 13:26

“A cidade precisa de limpeza em todos os bairros, lixo para todo lado, mato para todo lado. o que adianta fazer campanha se a administração não faz a parte dela.”

Amanda

11 de abril, 2023 | 11:59

“Pena que a prefeitura não faz a parte dela. A coleta de lixo é precária, tem locais que o caminhão de lixo passa uma vez na semana, por isso a população acaba descartando lixo em qualquer lugar, que posteriormente vira foco do mosquito.”

José Silva

10 de abril, 2023 | 18:04

“? uma vergonha, a cidade esta toda suja, cheia de lixo, mato para todo lado, um absurdo!!!!!!”

Envie seu Comentário