10 de abril, de 2023 | 13:02

14º BPM lança operação de proteção escolar

Divulgação Polícia Militar
As escolas contaram com rondas da PM específicas para garantir a segurançaAs escolas contaram com rondas da PM específicas para garantir a segurança

O 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) lançou nesta segunda-feira (10) a operação de proteção escolar nos municípios que compõem a área da unidade. As equipes da operação terão como missão e objetivo principal proteger o ambiente escolar. A atenção às escolas se devem aos recentes ataques praticados em escolas no país e às ameaças de novos ataques. A operação também é realizada nos outros municípios do estado.

No domingo (9), como já divulgou o Diário do Aço, policiais civis de Ipatinga identificaram um adolescente de 13 anos e uma criança de 11 anos que criaram perfis no Instagram. O jovem de 13 postou ameaças contra uma escola no bairro Ideal, mas ao ser detido, alegou que tudo “não passava de uma brincadeira”.

Para garantir a tranquilidade dos professores, alunos e familiares, o comando da PM de Minas Gerais planejou uma atenção maior no policiamento no entorno das escolas. “Objetivo principal de proteger o ambiente escolar, garantindo a segurança e o bem-estar dos estudantes, professores e demais profissionais da educação”.

A operação conta com um conjunto de ações integradas que visam combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior dos educandários, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano.

Além disso, a operação visa fortalecer a relação entre a comunidade escolar e a Polícia Militar de Minas Gerais, promovendo a participação ativa da sociedade na construção de um ambiente escolar mais seguro e saudável


Operação é realizada em todos os municípios de MG
Além da área do 14º Batalhão, sediado em Ipatinga, os outros municípios do estado de Minas Gerais vão ter a operação especial para a proteção das escolas.

O 11º Batalhão de Manhuaçu denominou a operação de "Atena". O nome foi escolhido por representar a sabedoria, a estratégia e a proteção, que são características da deusa grega, considerada a patrona das artes, da ciência e da filosofia e que protegia os estudantes e as escolas na Grécia Antiga.

Segundo a assessoria do 11º BPM, os últimos anos foram marcados por uma série de ataques violentos em escolas brasileiras, e a violência nas escolas tem sido uma preocupação constante no país. "Os impactos desses episódios geram um clima de medo e insegurança nas escolas e na sociedade em geral".

Em muitos casos, a presença da PM nas escolas é um fator dissuasório para potenciais agressores, que se sentem inibidos pela presença policial. Neste sentido, a PMMG desenvolverá ações e operações para a manutenção da paz e resgate do bem estar e sensação de segurança de toda comunidade em especial as que se encontram no ambiente escolar.

Essas ações contarão com a participação de outros órgãos públicos e instituições como as Secretarias Municipais de Educação e Superintendências de Ensino, Conselho Tutelar, Ministério Público, entre outros, para fortalecer as ações de proteção escolar haverá também o fortalecimento da Rede de Escolas Protegidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anita Santos

12 de abril, 2023 | 08:04

“e a polícia tentando resolver um problema ,que poderia ser uma missão desses vigilantes da pmi que ficam rodando de carro zero,veículos mais novos que dá própria PM e Pc atoa pela cidade e já que não tem poder de polícia e sim de proteger e falar do patrimônio público,deveria ficar com essa missão de patrulhar as escolas,até pq sairia mais barato para o estado tendo em vista que as polícias tem muito serviço ..se a prefeitura colocasse um segurança terceirizado e treinado nas escolas resolveria o problema,o cara ficava de plantão no portão da escola e inibia à ação de desocupados nos educandários.”

Olho Vivo

10 de abril, 2023 | 19:51

“Acho importante essa iniciativa, mas um pouco midiática. Todos sabemos que o efetivo da PM, é insuficiente para as demandas do dia a dia, ainda mais agora, ter esse novo desafio, Outrora, a PM fazia um trabalho da "patrulha escolar", e tbm um trabalho anti-droga.
Contudo esse passo, é melhor que nada, que Deus proteja os estudantes.
Mas, seria importante tbm, a PM marcar uma reunião com todos os pais de alunos, esclarece-los que eles como Pais, tem o dever de sondar as redes sociais e celulares dos filhos, com objetivo de detectar algo estranho, que possa ser compartilhado com o setor de segurança.”

Santos

10 de abril, 2023 | 19:02

“Se nos bancos existe detector de metal, porque não fazem nas escolas.”

Viewer

10 de abril, 2023 | 15:04

“Até quando vão durar essas medidas ? as escolas vão adotar medidas adicionais para garantir a segurança dos alunos e dos professores ?”

Gildázio Garcia Vitor

10 de abril, 2023 | 15:00

“Esta linda foto que está ilustrando a reportagem, foi tirada hoje de manhã, quando tivemos a honra de receber, nas dependências da E. M. Deolinda Tavares Lamego, os Sargentos Isaura e Sidney. Um agradecimento especial da família Deolinda aos dois nobres militares.
MUITO OBRIGADO!”

Gildázio Garcia Vitor

10 de abril, 2023 | 14:47

“Parabéns e obrigado, mais uma vez, à valorosa e honrada PMMG! E um especial para o 11° Batalhão, sediado em Manhuaçu, o "Sentinela do Caparaó", pelo inteligentíssimo nome, "Atena", dado à operação.”

Zé Doido

10 de abril, 2023 | 14:38

“Parabéns à PMMG por atuar de forma preventiva, tais ações devem ser feitas à todo o momento, em todos os turnos escolares, mas principalmente no matutino e vespertino onde os alunos são de menor faixa etária e assim precisam de mais proteção;
A PM deve fazer visitas rotineiras às escolas, de forma aleatória e assim dar ao menos uma sensação de segurança à toda comunidade escolar.
Não sei se essas rondas serão a retomada da Patrulha Escolar, se sim, ótimo, se não, que ao menos tenha uma regularidade e constância em todas as escolas públicas de MG.”

Ronie Von

10 de abril, 2023 | 14:12

“Nossa PMMG tá de parabéns...a prevenção é a base da nossa segurança,14°batalhão está dando um exemplo muito bom pra comunidade nas escolas...melhor prevendo quê que lamentar depois...parabéns PMMG.”

Só Dá Um Caldo Né Um Moleque Desse

10 de abril, 2023 | 14:09

“Deixa um moleque desse encostar a mão né uma criança minha pra ele ver , vai toda a família dele de ralo”

Envie seu Comentário