07 de abril, de 2023 | 08:00

Festa do Boi Balaio é atração e tradição em Belo Oriente

Nestes sábado (8) e domingo (9) será realizada a tradicional festa cultural do Boi Balaio, no distrito de Bom Jesus do Bagre, em Belo Oriente. Os festejos acontecem há 74 anos no município, e a promoção é da Prefeitura de Belo Oriente com o apoio da Câmara Municipal.

Divulgação/PMBO
Município realiza a tradicional festa popular no distrito de Bom Jesus do Bagre Município realiza a tradicional festa popular no distrito de Bom Jesus do Bagre
No primeiro dia da festa tradicional, a partir das 20h, a programação prevê shows de Miranda Souza, Negatos do Samba e Dimas e Seus Teclados. Além, é claro, do desfile do Boi Balaio pelas ruas do distrito de Bom Jesus do Bagre, a partir das 21h30. No domingo, as festividades terão início a partir das 10h, com Deysi Faustino entrando no palco às 11h30 e Forró Bom de Balada, às 14h.

A festa folclórica do Boi Balaio é realizada sempre no Sábado de Aleluia e é uma das festividades mais antigas do município, anterior até mesmo à emancipação política de Belo Oriente. Durante o trajeto do desfile do Boi Balaio, são entoadas canções e o cortejo é acompanhado por músicos e pelas “mulherzinhas” (homens de máscaras vestidos de mulheres). O Boi Balaio é confeccionado artesanalmente pelos moradores do distrito.

Histórico
A festa remonta ao início do século XX, após um grupo de moradores da região se reunir para comemorar a alegria da tradição da malhação de Judas, pela manhã. Os moradores confeccionavam as vestimentas que cobriam todo o corpo do boneco, envolto em uma amarração feita com taquara e tendo à frente uma cabeça de boi. À noite, os moradores seguiam o boi e cantavam, dançavam e faziam repentes, citando os nomes de moradores do local. Segundo os moradores, o animal representa fartura para todo o ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Nicolle Belkiss de Oliveira

08 de setembro, 2025 | 15:04

“Boa tarde, gostaria de obter informações sobre o Festival do Boi Balaio.

Fico no aguardo!”

Envie seu Comentário