06 de abril, de 2023 | 08:00

Cerca de 80% dos pacientes atendidos na rede municipal de saúde de Ipatinga são de outras cidades

Arquivo DA
Nesse primeiro trimestre, foram registrados na rede municipal de saúde de Ipatinga 42.568 atendimentos de pacientes Nesse primeiro trimestre, foram registrados na rede municipal de saúde de Ipatinga 42.568 atendimentos de pacientes

Somente nos três primeiros meses deste ano, mais de 42 mil atendimentos ocorreram na rede municipal de saúde de Ipatinga, ou seja, na Unidade de Pronto Atendimento de Urgência (UPA) e no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). Além disso, cerca de 80% dos atendimentos foram realizados em pacientes de outras cidades. Os dados são da Secretaria de Dados e da Secretaria de Saúde de Ipatinga, os quais o Diário do Aço teve acesso.

Conforme os dados, nesse primeiro trimestre, foram registrados na rede municipal 42.568 atendimentos de pacientes. Desse total, 27.294 ocorreram na UPA, dos quais, 8.856 em janeiro, 8.682 em fevereiro e 9.756 em março. A média diária na UPA foi de 317 atendimentos nesses três primeiros meses. Em relação aos pacientes, 20,16% são residentes de Ipatinga e 79,84% são de demais cidades.

Hospital Municipal
Já no Hospital Municipal, foram 15.274 atendimentos registrados no primeiro trimestre, dos quais, 3.744 em janeiro, 4.962 em fevereiro e 6.568 em março. No HMEM a média diária de atendimentos foi 175. Sobre a origem do público atendido, 21,93% são residentes de Ipatinga e
78,07% são de demais cidades.

Comparação
No primeiro trimestre do ano passado, a UPA teve 22.278 atendimentos e uma média diária de 247 de pacientes atendidos. Isso mostra que nesse intervalo de um ano houve um aumento de 22,5%. Já no Hospital Municipal foram registrados, no primeiro trimestre do ano passado, 13.725 atendimentos e uma média diária de 152. Ou seja, teve um aumento de 11,2% de 2022 para 2023. Vale ressaltar que nesse período, em ambos locais, cerca de 80% dos atendimentos foram em pacientes de outras cidades.

Adesão
Conforme já noticiado, no dia em novembro de 2021, foi formalizada a adesão de Ipatinga ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Aço (Consaúde). Com o ingresso da cidade, o Consórcio passou a ser integrado por 16 municípios: Antônio Dias, Açucena, Braúnas, Córrego Novo, Dionísio, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Periquito, Pingo-d’Água, Santana do Paraíso, São João do Oriente e Timóteo.

Cooperação
Os Consórcios Intermunicipais de Saúde de Minas Gerais foram criados para serem instrumento de cooperação entre os municípios, visando salvaguardar interesses comuns em determinada região, bem como facilitar o atendimento às questões de saúde pública, por meio do intercâmbio e união de esforços de cada cidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Soter Augusto de Oliveira Netto

07 de abril, 2023 | 07:27

“Assim é fácil cuidar da saúde nesses municípios ao redor de Ipatinga. Basta comprar uma ambulância. Um absurdo.! Esse consórcio deveria exigir que, pelo menos, cada cidade tivesse uma UPA. Quem paga o pato é o cidadão ipatinguense que a cada dia, paga impostos mais altos e não recebe o atendimento devido. Absurdo mesmo.”

Marcio Moreira

06 de abril, 2023 | 18:46

“Enquanto verbas do sus forem destinadas aos " amigos/politiqueiros que possuem veículos, alugado , prestando serviços as prefeituras de menor porte ,"não vai sobrar verbas para construírem seus próprios ,hospitais ou outro hospital regional ,para desafogar os hospitais do vale do aço !!!”

Erico Vinícius Freitas Fernandes de Amorim

06 de abril, 2023 | 12:39

“Por isso que agente fica esperando 1 ano ou mais por um exame. Ipatinga não dá conta.”

Envie seu Comentário