05 de abril, de 2023 | 14:12
Região registra saldo positivo na geração de empregos em 2022, aponta análise da Agência RMVA
(Informações da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço)Tiago Araújo
Região Metropolitana do Vale do Aço registrou variação positiva de 6,13% no saldo de empregos formais em relação ao ano de 2021

Dados fornecidos pelo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e analisados pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agência RMVA) mostram que os municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo) tiveram saldo positivo de empregos formais em 2022.
O desempenho positivo da região é reflexo das políticas de atração de investimentos, geração de emprego e renda, do crescimento de 3,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, e do trabalho realizado pelas administrações municipais do Vale do Aço”, apontou a Agência RMVA.
De acordo com a análise dos dados, a Região Metropolitana do Vale do Aço registrou variação positiva de 6,13% no saldo de empregos formais em relação ao ano de 2021. O estoque de empregos, que é a quantidade total de vínculos celetistas ativos, contabilizou 104.397 vínculos em 1º de janeiro de 2023, contra 98.369 vínculos no dia 1º de janeiro de 2022, na RMVA. Observou-se ainda que os dados de fevereiro de 2023 demonstram crescimento para 105.743 no estoque de empregos da região.
O setor que mais empregou em 2022 foi o de serviços, conforme os números atualizados. O setor gerou saldo de 2.821 novos postos de empregos formais no somatório do ano. O segundo maior foi o setor industrial, com 2.558 empregos formais.
No mês de fevereiro de 2023, todos os grupos de atividades econômicas registraram saldo positivo: Serviços (+878 postos); Indústria (+444 postos); Construção (+425 postos); Agropecuária (+2 postos); e Comércio (+60 postos).

Para a assessora técnica especializada em Desenvolvimento Econômico da Agência RMVA, Fabiana Souza, as informações do Caged relativas ao ano de 2022 são animadoras. Os números mostram a continuidade do bom desempenho do emprego formal na região. Este é um resultado favorável para os municípios, tendo em vista o aumento no estoque de emprego formal. O conjunto dos quatro municípios foi responsável pelo 6º maior estoque de emprego em Minas Gerais e o 3º maior no interior do estado. Este bom resultado fica evidente nos setores da indústria e de serviços que se mantiveram com o saldo positivo em nove meses de 2022”, pontua Fabiana.
Monitoramento do Caged
O Caged é realizado pelo Ministério do Trabalho no Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho. Ele registra de forma permanente as admissões e desligamentos de empregados, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ou seja, mercado formal.
A assessora técnica ressalta que a Agência RMVA faz a divulgação mensal dos dados do Caged e explica quais são as principais informações tratadas nesta análise. A Agência RMVA entendendo a importância deste monitoramento, faz o levantamento mensal dos dados para os quatro municípios da RMVA, apresentando além das admissões e desligamentos, os valores de estoque de empregos, o saldo (admissões - desligamentos) total da RMVA e o saldo por grupo de atividade econômica”, informa Fabiana.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]