05 de abril, de 2023 | 08:00
IMA reforça a importância da vacinação contra a brucelose
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) recomenda a vacinação no rebanho de fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade contra a brucelose e a tuberculose. Na região de responsabilidade do escritório do IMA em Ipatinga, são cerca de 7.500 animais em idade vacinal, em 2.100 propriedades cadastradas nos 14 municípios de atuação regional do órgão. A vacinação é obrigatória e tem prazo até 30 de junho e caso não seja feita pode trazer medidas punitivas aos criadores.
O objetivo da campanha é reduzir a incidência e prevalência dessas doenças nos rebanhos bovinos e bubalinos, certificando um número significativo de propriedades livres ou monitoradas para brucelose e tuberculose. Sempre que houver na propriedade fêmeas, bovinas ou bubalinas, com idade entre três a oito meses de idade, todas devem ser vacinadas e marcadas no lado esquerdo da cara, com o número final do ano de vacinação. Os machos não são vacinados.
Caso não realize a vacinação, o IMA pode penalizar o produtor que fica impedido de fazer a entrega de leite para laticínios e de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). Caso tenha dúvidas sobre a campanha ou onde encontrar um vacinador, o produtor pode procurar atendimento junto ao IMA, pelo telefone (31) 3821-8381, que também funciona como canal de WhatsApp.
Dificuldade
O chefe do Escritório Seccional do IMA de Ipatinga, Tiago Henrique Pena Moreira, explica que uma das dificuldades enfrentadas na região com a vacinação é a falta de vacinador para pequenos produtores. Às vezes a propriedade tem uma ou duas bezerras e o médico veterinário não se dispõe a ir à propriedade aplicar a vacina em pequenas quantidades. Mas para isso o IMA tem agentes sanitários credenciados para fazer essa vacinação e se o produtor acionar o agente e ele se negar a fazer o atendimento, o produtor pode reclamar junto ao IMA e esse agente ser descredenciado”, esclareceu.
Municípios
A região do Escritório Seccional do IMA de Ipatinga é formada pelos municípios de: Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Timóteo, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Ipaba, Santana do Paraíso, Mesquita, Joanésia, Braúnas, Belo Oriente, Naque e Periquito. Sendo os municípios de Braúnas, Antônio Dias, Marliéria, Naque e Periquito com mais bezerras cadastradas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Zé Touro.
05 de abril, 2023 | 11:31O problema são os currais irregulares que tem na região...muitos, inclusive em ipatinga tem vários...kd a fiscalização?”