04 de abril, de 2023 | 17:00

Minas destaca arte e cultura em feira de turismo latino-americano

Leo Bicalho/Imprensa-MG
Apresentação do Terno de Congo de Poços Caldas foi destaque na WTM Latin AmericaApresentação do Terno de Congo de Poços Caldas foi destaque na WTM Latin America
A programação cultural do estande Minas Gerais, na WTM Latin America, fez sua estreia nessa segunda-feira (3) com a abertura da mostra de artesanato mineiro e com a apresentação de membros dos Ternos de Congo da Festa de São Benedito, de Poços de Caldas, celebrando a afro-mineiridade. “Essa ação é realizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com o objetivo de promover a cultura e os destinos do estado, contribuindo para o fortalecimento da atividade turística e da economia da criatividade”, informa a Agência Minas.

A WTM Latin America é o maior evento do segmento turístico no continente latino-americano, acontece em São Paulo até esta quarta-feira (5) e tem previsão de receber mais de 20 mil profissionais do setor e 565 empresas expositoras, ampliando oportunidades de negócios. Para o governo estadual, trata-se de “uma grande vitrine, na qual a cultura do estado e seus principais atrativos turísticos estão sendo detalhados para a comunidade brasileira e internacional”.

A apresentação do Terno de Congo de Poços de Caldas aconteceu no estande de Minas Gerais. Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, Sul do estado, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda quando a cidade se chamava Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira.

Os principais atrativos do estado - a exemplo da cozinha mineira, dos patrimônios históricos, da arte e do artesanato - estão representados no espaço de 200 m² do estande mineiro na WTM Latin America. “Essa participação é importante para o turismo mineiro, tendo em vista a possibilidade de projetar ainda mais o estado, atraindo investimentos que podem ser reverter na geração de emprego e renda, estimulando o desenvolvimento econômico, social e cultural”, informa o governo estadual.

Fé, devoção e tradição despontam na figura de Dona Orlanda da Conceição, 95 anos de idadeFé, devoção e tradição despontam na figura de Dona Orlanda da Conceição, 95 anos de idade
Bem imaterial
Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”.

Em Poços de Caldas, a tradição está ligada também aos Grupos de Caiapós, irmanados aos negros. Nessa cena de fé, devoção e tradição desponta a figura de Dona Orlanda da Conceição, que, aos 95 anos de idade, traz sua voz potente e sua real presença à WTM Latin America. Capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Gerônimo, babalorixá do Terreiro de Umbanda Santa Bárbara Oiá e Ogum Guerreiro, Dona Orlanda da Conceição é mestra de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura, tendo sido nacionalmente premiada, em 2013, por meio do Prêmio Culturas Populares - Edição 100 anos de Mazzaropi, na categoria Mestres.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário