DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

04 de abril, de 2023 | 15:14

Usiminas no índice de sustentabilidade empresarial

Arquivo DA
O índice apoia os investidores na tomada de decisões em relação à prática ESG das empresas e é um indutor do avanço da agenda pelas companhiasO índice apoia os investidores na tomada de decisões em relação à prática ESG das empresas e é um indutor do avanço da agenda pelas companhias

Uma notícia veiculada no site da Usiminas relata a inclusão da empresa no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE I) da B3 (Bolsa Balcão Brasil). “O ISE, criado em 2005, é uma iniciativa pioneira na América Latina, voltada para a construção de uma carteira de ações de empresas comprometidas com a sustentabilidade. O índice apoia os investidores na tomada de decisões em relação à prática ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) das empresas e é um indutor do avanço da agenda pelas companhias. Este ano foram selecionadas 69 empresas, dentre as duzentas que mais negociam ações na bolsa de valores”, informa o site da empresa.

A Usiminas é a primeira e única siderúrgica a participar deste índice, explica o economista Antônio Nahas Júnior, para quem a conquista é ainda mais importante se for analisada a extensão das atividades da Companhia e os impactos ambientais decorrentes das suas atividades produtivas. “A transformação do minério de ferro em aço inclui a queima de combustível fóssil – o carvão – e a consequente liberação de CO2 na atmosfera”, lembra o economista Antônio Nahas Júnior.

A entrada no ISE é permitida por meio do preenchimento de um questionário de avaliação muito completo, abrangendo itens como Capital Social; Meio Ambiente; Mudança de Clima; Governança Corporativa e Alta Gestão; Meio Ambiente; Modelo de Negócio e Inovação; Capital Humano; Governança Corporativa e Alta Gestão. O questionário está organizado em 5 dimensões, subdivididas em 28 temas (cada um correspondendo a um questionário temático). Uma sexta dimensão, referente às mudanças no clima, será avaliada por meio do score do CDP-Clima.

O vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores, Thiago Rodrigues, destaca que a entrada no ISE pode trazer, também, impactos positivos nas ações da Usiminas. “Com os investidores e agentes de crédito cada dia mais atentos à Agenda ESG das empresas, figurar nesse que é um dos índices mais importantes do mercado, é um diferencial relevante para a Usiminas”, afirma no site da Companhia.

Transição energética

A Usiminas se comprometeu nas suas metas ambientais em zerar a emissão de CO2 até o ano de 2050. A empresa tem feito um grande esforço para diminuição das emissões, porém o desafio tecnológico inclui a substituição do uso do carvão por outras fontes de energia.

Atualmente, a planta de Ipatinga emite 6.835.407,03 toneladas métricas de CO2, enquanto Cubatão emite 220.602,63 (dados de 2021). Há pesquisas em todo mundo para substituição da utilização de combustível fóssil na siderurgia, entre as quais destaca-se a utilização de hidrogênio verde, que é neutro em carbono.

"As mudanças tecnológicas da siderurgia em busca da sustentabilidade ambiental representam o futuro da siderurgia, especialmente em empresas modernas e competitivas como a Usiminas. Com seu quadro técnico e acervo tecnológico logo alcançará a transformação em bons negócios a transição energética em curso em todo o mundo", conclui Nahas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao de Souza

05 de abril, 2023 | 08:16

“Parabéns aos que tiveram a coragem de sair desta empresinha e sair fora do Brasil, porque o salário e uma miséria.”

Gildázio Garcia Vitor

04 de abril, 2023 | 16:55

“Usiminas sempre sendo pioneira no Brasil. Acredito que foi a primeira siderúrgica brasileira a receber as certificações ISO 9000 e 14000.
Parabéns a todos os colaboradores da Usiminas por mais esta conquista.”

Envie seu Comentário