Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de abril, de 2023 | 13:22

Com obra de viaduto em Fabriciano ainda no início, secretário pede colaboração das pessoas

Serviço entra no terceiro mês, de um total de seis previstos, e o pedido da administração municipal é que as pessoas evitem o entorno da obra

Silvia Miranda
Novo viaduto terá altura de cinco metros, com três pistas superiores e quatro inferioresNovo viaduto terá altura de cinco metros, com três pistas superiores e quatro inferiores

Iniciada há cerca de dois meses, a obra do novo viaduto de Coronel Fabriciano entra na fase de construção das estacas que permitirão a elevação de sua altura. Antes com apenas três metros e 60 centímetros, o novo viaduto ficará com cinco metros de altura e ganhará três pistas superiores e quatro inferiores. O secretário de Governança de Planejamento, Douglas Prado, explica detalhes do projeto e pede paciência à população com relação ao trânsito no município, fortemente impactado com a situação.

O secretário observa que a obra do viaduto é complexa, sendo a parte de demolição do tabuleiro já concluída e também a parte da topografia. “Agora nós estamos fazendo as estacas e está sendo executado o modelo de estaca raiz. As profundidades giram em torno de 38 metros, é toda armada e com a injeção de concreto dará toda essa questão da segurança. O serviço da estaca é um serviço demorado e complexo que exige um pouco de cautela para que a gente não perca esse trabalho”, detalhou.

Ainda conforme Douglas Prado, serão 20 estacas na cabeceira, das quais, dez na cabeceira do lado direito e dez do lado esquerdo. A execução total do serviço tem previsão de seis meses e já se passaram dois deles. Terminando a etapa das estacas, será feita a demolição das alas laterais para o alargamento da via inferior, que passarão a contar com quatro pistas. “Posteriormente nós entraremos com as cortinas atirantadas, que seria uma espécie de muro de arrimo, para conter o maciço, conter a terra, das cabeceiras”, complementou o secretário.

Na sequência o projeto entrará com a construção do tabuleiro. A Secretaria de Obras reforça que a construção do novo viaduto atende todas as exigências legais, de segurança e tecnologia. Todo o aço a ser utilizado já foi comprado e em breve será entregue na Secretaria.

O trânsito

Por causa da obra, o trânsito do município tem sofrido um forte impacto, com congestionamentos e fluxo intenso em vários momentos do dia, não só ao redor do viaduto como também nas ruas Paquetá, Copacabana e Jacaraípe, no bairro Giovanini e Belvedere, utilizadas como alternativas para o deslocamento dos bairros do distrito do Melo Viana ao Centro.

Douglas Prado lembra que foram construídas alças de acesso dentro do trevo do antigo viaduto, permitindo a circulação por fora da obra, de forma a não atrapalhar as atividades. “Além disso temos os agentes de trânsito nos locais acompanhando o fluxo e placas de sinalização colocadas nas imediações. Também contamos com a paciência e colaboração da população para que evite a área do viaduto. Toda obra gera transtornos, mas esta é a forma de vencermos esse problema antigo e termos a tão sonhada mobilidade urbana, o benefício será muito maior”, argumentou.

O projeto

A história do antigo viaduto é marcada pelas inúmeras vezes em que caminhões ficaram entalados, prejudicando a sua estrutura e colocando em risco a segurança de motoristas e passageiros. Para concretização da obra foi firmado um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) em 2020.

Segundo dados da administração municipal, o novo projeto prevê uma altura de cinco metros, com três pistas superiores e quatro inferiores. O investimento para construção do novo viaduto é de R$ R$ 5,3 milhões, sendo 50% custeado com recursos próprios do município. O serviço é executado pela empresa Ribeiro Alvim Engenharia Ltda, vencedora da licitação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Pagador de Impostos

09 de abril, 2023 | 16:33

“Sr Daniel o povo não está reclamando da obra não o povo está reclamando é do péssimo fluxo do trânsito em volta do viaduto mal sinalizado e sem Agentes de Trânsito para organizar o fluxo no local. Quanto aos transtornos eles poderiam ser amenizados com Agentes de trânsito no local melhor sinalização e um semáforo na esquina da Pop Pneus permitindo a entrada na Rua Copacabana pra quem vem de Timóteo sentido Melo Viana isto iría melhorar bastante.”

Xaomin

08 de abril, 2023 | 23:00

“Oi”

Daniel

08 de abril, 2023 | 11:07

“Esse povo que crítica a obra, que era um dos pedidos deles mesmos, deve ser demente. Quanto idiota comentando um monte de coisas sem sentido. Uma hora querem a obra, depois reclamam que a obra tá prejudicando o trânsito, vão caçar um serviço, bando de desocupados. É claro que a obra vai prejudicar, que obra que não prejudica? O que vem agora é pra melhorar depois.”

Marley

07 de abril, 2023 | 08:41

“.. anota aí heim .!
.. ANOTAAAAAAA.......
.. vai acabar o prazo e não vai ser entregue essa pinguela. Aí eles fazem um paliativo e vai empurrar até a próxima eleição .
.. o povo é que se dane .
.. sempre foi assim e agora não vai ser diferente.
.. porque as grandes empresas do vale do aço , trabalham em regime de turno , e essa obra não pode .? A noite com bons refletores , essa obra iria render muito mais .
.. turno de revezamento . 24hrs .”

Wander

06 de abril, 2023 | 23:09

“Todo santo dia lá vai eu passar pela área daquele viaduto pra ir trabalhar no centro passando pela Copacabana e subindo no entroncamento onde vai motorista para Timóteo outros de Timóteo a Ipatinga e fabr.... Passo até gelado de medo em cima da minha moto porque ninguém tem respeito por motociclistas. Ando seguindo as leis de trânsito mas tá um caus ali na subida do viaduto. Já teve até acidente grave em que um motociclista foi atropelado por um irresponsável motorista que fez conversão errada. Ele quebrou a perna e já fez 3 cirurgias e sofreu horrores. . Todo dia matando um leao pra sobreviver.”

Tô de Olho

05 de abril, 2023 | 15:53

“QUEM TÁ ENTRANDO NA COPACABANA VINDO DE TIMÓTEO SENTIDO MELO VIANA ESTÁ LEVANDO MULTA JÁ LEVEI A MINHA OS AGENTES DE TRÂNSITO ESTÃO LÁ EM HORÁRIO DE PICO SÓ PARA FAZER AS NOTIFICAÇÕES DAS MULTAS INVÉS DE ESTAR DANDO COBERTURA EM MELHORAR O FLUXO DO TRÂNSITO NO LOCAL.”

Max

05 de abril, 2023 | 12:16

“Total falta de programação!!
Fizeram uma propaganda danada(Prefeito Youtuber), mas sem nenhuma programação. No primeiro mês tinham quatro pessoas trabalhando nessa obra. Realmente uma vergonha.
Isso é obra para 30 dias com programação. Já vinha com o viaduto pronto, só colocar no lugar e concretar.
Sem falar no caos que é no horário de pico no local.”

Edin Junior

05 de abril, 2023 | 10:02

“Só observo...e quanto aos pedestres, ninguém fala nada? O que vejo é uma falta de atenção total com os mesmos que são obrigados a caminhar por gramados de piso irregular que dificultam a mobilidade de idosos ou esticar a caminhada até um ponto onde há um semáforo que fica aberto para vários sentidos ao mesmo tempo ou ainda circular por acessos onde não há calçadas e os veículos sem o mínimo respeito avançam sobre as pessoas que dificilmente encontram uma boa alma que dá preferência para que possam atravessar...Agentes de trânsito deveriam atuar ali pelo menos nos horários de pico auxiliando as pessoas que como já encontrei por várias vezes pedindo informação, não sabem por onde passar...”

Fabio

05 de abril, 2023 | 06:59

“Se fosse uma obra particular essa pinguela já estaria pronta é só olhar a Consul que foi construída em Ipatinga com pouco tempo, como é obra do governo é essa lenga lenga, pode contar meia dúzia de trabalhador na obra, poderia ter feito a ponte de aço, olha as empresas que temos aqui na região, Usiminas de um lado e emalto com menos de 1km, está igual o parque linear (de outra safadeza do PT). Próximo a pop pneus poderia colocar um guardinha para olhar o tráfego e não ser proibido entra na rua ao lado desafogando o trânsito. Se fosse uma obra particular essa pinguela já estaria pronta com 1 mês, falta de dinheiro não é. Já que não estão trabalhando na avenida no meio do viaduto poderia liberar o trânsito melo Viana centro.”

Luciano Guerra Cotta

04 de abril, 2023 | 20:32

“Boa noite a todos! Realmente está um caos.
É uma obra que irá melhorar a circulação? Sem dúvidas!
Mas, poderia estar ocorrendo de maneira mais organizada sim, se tivesse sido considerado na concepção do projeto o famoso "Conjunto da obra" que, a meu ver, envolve não só a obra em si, mas também a organização do trânsito e do entorno da obra durante a sua execução.
Duas melhorias que acho que podem ajudar e muito na organização do trânsito são:
1) Como dito em outro comentário, programar o tempo dos sinais de trânsito que controlam o fluxo centro/Melo Viana e Caladinho/Trevo;
2) No trecho saindo do trevo, sentido Timóteo, poderiam alterar a via, colocando apenas uma pista subindo sentido Timóteo e duas pistas chegando no trevo e, somado a isso, instalar um semáforo na entrada da Rua Copacabana, permitindo assim a conversão à esquerda na rua Copacabana para aliviar o trânsito no trevo em obras. Com 2 pistas descendo no sentido do trevo o semáforo não pararia o trânsito para quem segue para o trevo, mas apenas para aqueles que precisam fazer a conversão à esquerda na Copacabana.”

Isabela

04 de abril, 2023 | 17:18

“Liberem o asseso à rua Copacabana pra quem vem de Timóteo .com essa simples medida já ajudaria desafogar esse caos que se instalou nesse viaduto”

Roberto

04 de abril, 2023 | 14:35

“O que é sem lógica e ninguém do trânsito de Fabriciano tem conhecimento e não fez nada, é o semáforo no trevo que fica aberto de quem vem de Ipatinga para Fabriciano quando ao mesmo tempo fica aberto para quem sai do centro e vai para o Melo Viana, onde só tem um sinal de pare depois que passa do semáforo, aí garra todo o trânsito pq não tem como ir pq tem que da preferência para os veículos que vem de Ipatinga, e principalmente na hora de pico, a coisa mais simples é fazer o controle de tempo dos semáforos nesta parte , este pessoal que controla isso aí é tão despreparo, que em 10 minutos olhando o trânsito, dá pra saber o que fazer para melhorar o!”

Tô de Olho

04 de abril, 2023 | 14:20

“Pedem pra o entorno do viaduto mas colocamos Agentes de Trânsito na Rua Copacabana pra multar quem vem de Timóteo e entra sentido Melo Viana. São Centenas de veículos fazendo isto em horário de pico.Imaginem o quê a prefeitura irá arrecadar com estas multas.”

Tô de Olho

04 de abril, 2023 | 14:15

“Já que é para evitar a área do viaduto deveria liberar a entrada na Rua Copacabana prá quem vem de Timóteo sentido Melo Viana. Os Agentes de Trânsito estão lá só para aplicar multas em quem está convergindo a esquerda e não estão Colaborando em nada em organizar o trânsito em torno do viaduto. Queria saber se o dinheiro das multas será aplicado na obra do viaduto.”

Lulu

04 de abril, 2023 | 10:25

“Esta ai uma cachorrada para ser admirada.... se fosse em um país sério essa pinguela já estava pronta,
Com varias empresas para construir a ponte em aço, outras varias de concreto para o tabuleiro e outras tantas na região esse obra eleitoreira vai durar e muito tempo ainda... Até hj não foi feito quase nada e já já o dinheiro acaba.....
Safadeza Pura... pode ser do governo federal, do estadual ou do municipal cambada de canalhas....
isso é obra para no máximo 30 ou 45 dias em países sérios....”

Zezé

04 de abril, 2023 | 10:11

“Nos horários de pico os motoristas que necessitam transitar por ali vivem numa verdadeira disputa de espaço, uma vez que falta agentes de trânsito coordenando o trânsito. Deveria haver esses agentes para distribuir a vez de cada grupo de veículos. Sem contar que tem uns apressadinhos que acham que somente eles tem o direito do espaço que não colaboraram com o bom fluxo utilizando assim o bom senso, inclusive os de Motocicletas. VAMOS COLABORAR?”

Sarah Faustino

04 de abril, 2023 | 08:19

“Os guardas de trânsito poderiam atuar no tráfego de veículos no local. Tá um caos!”

Envie seu Comentário