DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

03 de abril, de 2023 | 12:55

Supermercados fecham Sexta-feira Santa, mas funcionam em outros seis feriados

Em abril, empresas não têm autorização para abrir na data religiosa, contudo cumprirão expediente nos dias 21 e 29

Em 2023, setor alimentício do Vale do Aço estará aberto em feriados como Corpus Christi, Independência do Brasil e Finados  - Foto: Emmanuel Franco  Em 2023, setor alimentício do Vale do Aço estará aberto em feriados como Corpus Christi, Independência do Brasil e Finados - Foto: Emmanuel Franco

Supermercados e empresas do setor estarão de portas fechadas no feriado de Sexta-feira Santa (7/4), assim como o restante do chamado “comércio de rua”, com exceção de farmácias, padarias e postos de combustíveis – serviços considerados essenciais à população. No entanto, o varejo alimentício do Vale do Aço tem autorização para funcionar em outros dois feriados, ainda em abril: Tiradentes (21) e no aniversário de emancipação de Timóteo e Ipatinga, dia 29. A informação foi divulgada pelo Sindcomércio Vale do Aço.

Ao todo, de acordo com o firmado em Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) viabilizadas pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sincomércio) do Vale do Aço, o segmento supermercadista poderá abrir em seis feriados, ainda em 2023, em Ipatinga.

Além dos dias 21 e 29 deste mês, as empresas cumprem expediente em 8/6 (Corpus Christi), 7/9 (Independência do Brasil), 2/11 (Finados) e 15/11 (Proclamação da República).

Em Coronel Fabriciano e Timóteo, o setor alimentício também ficará aberto em seis feriados no ano, seguindo, praticamente, o mesmo roteiro definido em Ipatinga. As empresas de gênero alimentício dos dois municípios não podem abrir somente no 15 de novembro, mas cumprem expediente em 15/08 (Assunção de Nossa Senhora).

Abrir em feriados só com CCT

O presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes, lembra que a lei 11.603, de 2007, prevê que só “é permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal”.

“Logo, se não houvesse a negociação que foi provocada pelo Sindcomércio ainda no início de janeiro, as empresas ficariam fechadas”, resume o dirigente sindical.

Mais informações sobre jornada de trabalho, remuneração e intervalos nos dias de feriado em que as empresas funcionarão, estão disponíveis em www.sindcomerciova.com.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário