02 de abril, de 2023 | 08:00
Reforma do alto-forno 3 da Usiminas provoca alta procura por imóveis em Ipatinga
Tiago Araújo
Ivana de Andrade ressaltou que também houve um aumento nos valores do aluguel em Ipatinga
Ivana de Andrade ressaltou que também houve um aumento nos valores do aluguel em Ipatinga Está programada para o mês de abril a reforma do alto-forno 3 da Usiminas, em Ipatinga, mas há alguns meses, vários trabalhadores já estão sendo contratados pela empresa e terceirizadas, para ajudarem nos preparativos que antecedem a reforma do equipamento. Como muitos desses novos funcionários são de outras cidades, houve demanda por alugueis de imóveis em Ipatinga, o que provocou uma alta procura no mercado imobiliário. Em entrevista ao Diário do Aço, gerentes de imobiliárias de Ipatinga destacaram a dificuldade atual para encontrar um imóvel para alugar na cidade.
Conforme já divulgado, a previsão é que 8 mil empregos temporários sejam gerados no período avançado da reforma do alto-forno 3 da Usiminas, até o próximo mês de agosto, fomentando a economia junto a diversas outras empresas da região e fora do Vale do Aço. Essa obra é um dos projetos mais importantes da companhia para 2023, já que a reforma garantirá a sustentabilidade operacional da unidade pelos próximos 20 anos.
Procura por residências
A coordenadora da unidade da Certa Imóveis, Ivana de Andrade, contou ao Diário do Aço que a procura por residências para alugar, em Ipatinga, começou a aumentar em junho de 2022. No início, começamos a atender algumas empresas que queriam abrigar seus trabalhadores que iriam atuar na reforma do alto-forno 3. Buscavam por prédios com 10 ou 15 apartamentos. Tivemos dificuldades com isso. Depois já passaram a procurar por casas e apartamentos maiores e com fácil acesso às portarias da Usiminas”, afirmou.
Funcionários à procura
Já em novembro do ano passado, Ivana de Andrade relatou que a imobiliária passou a receber mais contatos dos próprios funcionários que precisavam se mudar para Ipatinga. Com isso, começamos a alugar direto para os funcionários, que vinham com família ou com colegas de trabalho para Ipatinga. E a partir de dezembro ficou ainda mais difícil encontrar residência para alugar, até mesmo um apartamento com dois quartos. Casa então está quase impossível de alugar. Além disso, temos fila de pessoas querendo um imóvel. Quando desocupa um, tem três ou quatro clientes à espera”, afirmou
Tiago Araújo
Luciene Araújo informou que atualmente é feito um trabalho de captação de imóveis para alugar
Luciene Araújo informou que atualmente é feito um trabalho de captação de imóveis para alugarAumento nos valores
Conforme a coordenadora, devido à alta procura, houve um aumento nos valores do aluguel em Ipatinga. Aumentou, em média, de R$ 800 para R$ 1.200, num intervalo de julho a dezembro. Ou seja, um aumento de 50% no valor. Os imóveis mais procurados têm sido aqueles em bairros próximos às portarias da Usiminas. Portanto, estamos tendo uma alta procura por imóveis em Ipatinga, e agora, nas cidades vizinhas também. A expectativa é que continue assim por um tempo”, contou.
Mesmo cenário
A gerente administrativa da Moradia Imobiliária, Luciene Araújo, também relatou o mesmo cenário de alta procura por residências para alugar em Ipatinga. Há muitas pessoas chegando de outras cidades para trabalhar na Usiminas. Percebemos que esse aumento na procura começou em janeiro deste ano e intensificou em fevereiro”, afirmou.
Trabalho de captação
Com a alta procura por imóveis, Luciene Araújo explicou que a imobiliária está fazendo um trabalho de captação. Tivemos uma grande demanda de locações e, com isso, nossa carteira de imóveis disponíveis diminuiu consideravelmente. Precisamos de mais captações para atender a essa alta demanda de procura. Hoje conseguimos, com esse trabalho, diminuir um pouco nossa fila de espera, porém, ainda temos algumas empresas e pessoas que não conseguimos atender ainda”, disse.
Outras cidades
Uma alternativa para quem precisa morar no Vale do Aço está sendo alugar um imóvel nas cidades vizinhas a Ipatinga, que também já registram uma alta procura por residências. Temos ainda algumas opções de imóveis para alugar nos bairros de Santana do Paraíso, como Cidade Nova, Parque Caravelas e Parque Veneza, mas em Ipatinga o que está entrando para locação está alugando muito rápido”, enfatizou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











Cara
02 de maio, 2023 | 20:49Se a procura aumentou, é por causa do salário.
Mas, se o salário é bom, por que foi preciso trazer de fora?
Outra coisa: após a obra, os valores do aluguel continuarão nas alturas...e o povo da região que mora de aluguel paga o pato.”
Sid10
22 de abril, 2023 | 14:07Boa tarde a todos, esqueçam esta Usiminas, montem um negócio próprio, qualquer negócio - nunca ví uma empresa não dar nem alojamento........pára.........e um salário de fome, vocês vão simplesmente trabalhar e ir embora com dívidas.”
Cáca
05 de abril, 2023 | 17:59Temos um prédio no esperança , disponível 2 andares e um terraço. Também. Um galpão no.parque do Rio doce! Empresa que.precisar chame no e-mail.”
Leon Wallace Rocha Gonçalves
04 de abril, 2023 | 21:54Sou vendedor de picolé com muito orgulho,Usiminas tô fora.”
Opiniao Sincera
04 de abril, 2023 | 11:12Uma furada! Essa reforma é uma furada essa empresa está explorando o trabalhador, para a população demostra ser a " melhor empresa do mundo" não valoriza o trabalhador seja o da região ou de fora. Fiquem atentos!”
Joao Batista Monteiro Calixto
04 de abril, 2023 | 08:58Pessoal deixem as vagas da USIMINAS (QUE JA ERA) ficar com o povo do Castelo e Cariru. Quando o emprego e de pouca remuneração sobra para os pobres, quando tem vaga em áreas de maior valor financeiro só sobra para os filhinhos de papai. Mandem essas vagas para eles trabalharem no alto forno 3.”
Otacílio da Silva
03 de abril, 2023 | 10:51A especulação sempre existiu em qualquer situação, infelizmente como muitos disseram aí, a herança "maldita" fica depois para a região. Já tivemos recente uma herança ordinária com a COVID, agora ficará mais uma. Estácada vez mais oneroso viver no vale do aço, assim é a vida.”
Bom
02 de abril, 2023 | 22:15Covardia, toda empresa dá alojamento, mas a usiminas é melhor do mundo e se quiser trabalhar nela ,SE VIRE.
Porque ela mal paga o mísero salário.
Não tinha que ir ninguém...”
Zezé
02 de abril, 2023 | 21:34Me explique uma coisa. Como pode tantos prédios de apartamentos por todos os bairros de Ipatinga ainda tem dificuldades para encontrar um apartamento para morar em valores ser tão elevado? Difícil entender isso. É muita especulação imobiliária! Acho que vou vender minha casa aqui no bairro Amaro Lanari e me mudar daqui do Vale do Aço.”
Zezinho
02 de abril, 2023 | 20:34Quem conhece a lei da oferta é da procura, e simples assim.”
Leandro
02 de abril, 2023 | 17:11Estou alojado em um bairro de fabriciano, o comércio em volta do local já triplicou o valor de tudo, achando que a gente que vem de fora tá ganhando milhões... Somos trabalhadores, saímos de nossa cidade,pq q além de salário abaixo , não tem muitas fábricas ou empresas onde somos capacitados dentro da nossa função. Covardia com os trabalhadores e com os próprios moradores locais.”
Assalariado
02 de abril, 2023 | 16:31Vim trabalhar na reforma do auto forno, mas como o aluguel ta caro demais eu vou montar uma barraca e vou dormir toda noite nela na área central de Ipatinga...se a prefeitura implicar eu digo q sou cigano e quero ver eles proibirem...kkk”
Marcelo
02 de abril, 2023 | 15:02VALE DO AÇO, PIORES SALÁRIO DO PAÍS!!! FUJA DESSA ROUBADA!”
Douglas
02 de abril, 2023 | 12:25Liguei, para um dos corretores,da região de Ipatinga,estava cheio de exigência, dizendo que pra alugar o apartamento precisa de fiador com casa escriturada,cheio e exigência,vai morrer e não vai alugar,deixa tudo fechado que é melhor..”
Juquinha
02 de abril, 2023 | 10:54A pergunta é,com salário pago pelas terceirizadas dá para pagar aluguel,nem trabalhando em SP,tive que comer no restaurante popular, dormir em albergue para conseguir dinheiro para estudar,essa história não cola.”
Guima
02 de abril, 2023 | 10:25A Usiminas esta causa do uma grande especulação imobiliária na Cidade. A obra do alto Forno é bem rápida e o que fica de herança depois é o aumento dos alugueis e pessoas desempregadas. A Usiminas ja foi uma empresa Cidadã na época que pertencia ao Estado. Hoje se tornou_se uma empresa gananciosa que paga um péssimo salário ao trabalhador e não faz nada para a região e a Cidade .”
Marley
02 de abril, 2023 | 10:03E os coitados dos operarios , que vem pra trabalhar ficam nas mãos desses ordinários. Sendo explorados pela ganância de dinheiro fácil . Ainda reclamam dos governantes do país. São da mesma panela .
A empresa quer , os ganânciosos estam em cima .”
Tradutor
02 de abril, 2023 | 09:31Pra quem não entendeu é o seguinte: mesmo quem não tem nada a ver com a tal reforma do auto-forno e precisar alugar um barraco q seja, vai pagar muito mais do q o valor real ... legal, né?”
Nokic
02 de abril, 2023 | 09:13Tenho visto muitas placas de "ALUGA-SE" em Ipatinga. A ganância tem várias faces.”