01 de abril, de 2023 | 14:00

Opinião: Natureza Indignada

Luiz Carlos Amorim *


Com certeza, o ser humano fez coisas muito ruins, ao longo do tempo e até agora, coisas terríveis para termos contra nós a ira gigantesca da natureza que estamos vendo a se manifestar de várias maneiras e em diferentes partes do mundo. São tragédias umas mais terríveis do que as outras, acontecendo com frequência cada vez maior.

E não podemos dizer, nós, brasileiros, que estamos assistindo as calamidades terríveis acontecerem ao longe, pois elas têm se abatido sobre o Brasil, também. Enquanto acontecem terremotos, tsunamis, guerras e outras tragédias pelo mundo, por exemplo, as chuvas torrenciais e a irresponsabilidade e a ganância humana causam enchentes, deslizamentos, destruição de cidades e do meio ambiente, e mais mortes. Sem falar no terrorismo que grassa cada vez pior.

Mortos aos milhares, desabrigados aos milhões, cidades devastadas, um sem número de lares destruídos. O ser humano precisa refletir sobre a sua trajetória sobre o nosso planeta, pois tudo o que fazemos de errado parece que está se voltando contra nós.

Sei que o ser humano não tem influência sobre tragédias como terremotos, mas sabemos o que fizemos errado e a natureza suporta até certo ponto ser agredida. Chega uma hora que ela não aguenta, se exaspera e dá nisso que estamos vendo. Gostaria que o que já tivemos fosse tudo, que as tragédias parassem por aí, mas sabemos que mais deve vir. Quando vamos aprender? Não quero ser pessimista, mas receio não termos mais tempo para nos redimirmos. Ou será que temos?

* Escritor, editor e revisor, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras, Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 42 anos de trajetória. Http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

02 de abril, 2023 | 11:06

“Ter precaução de humildade para ouvir os mais velhos faz bem aos ouvidos e reafirma a consciência geral para a consecução do sucesso em todos sentidos. Com essa globalização, além da velocidade das (des) informações, tornou-se imprescindível o trabalho em equipe - pois ninguém consegue governar sozinho. Sobre o desenvolvimento insuportável e insustentável que aí está, - quem sabe essa casa fora construído sobre a areia e não sobre a rocha dura cf versa a Bíblia? (Tão querendo derrubar até as casas dos poderes). Ou será que tudo tem de começar do zero, /pois esse processo de reeducação é água mole em pedra dura!/. Risos.”

Envie seu Comentário