CADERNO IPATINGA 2024

30 de março, de 2023 | 17:25

Ipatinga investe em estrutura especial de combate à dengue

Divulgação
Tenda montada junto à UPA é uma estrutura com capacidade para fazer atendimento a pacientes com suspeita de dengue, diagnóstico e hidratação venosaTenda montada junto à UPA é uma estrutura com capacidade para fazer atendimento a pacientes com suspeita de dengue, diagnóstico e hidratação venosa

A administração de Ipatinga anunciou nesta quinta-feira (30) a abertura de uma área especial destinada a pacientes com suspeita de dengue no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, no bairro Canaã.

A medida tem como objetivo proporcionar um atendimento mais adequado a pessoas que apresentem sintoma de desidratação em decorrência da dengue, requerendo intervenção mais imediata.

A incidência de dengue aumentou em todo o Brasil, e em Ipatinga a situação não é diferente. Para amenizar a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município, o governo local destaca que tem investido em uma série de ações estratégicas de controle e prevenção do vetor.

Inicialmente, a tenda montada na UPA contará com dois consultórios médicos, sala de medicação e espera, mas com espaço de ampliação. Inicialmente os atendimentos serão realizados das 7h às 19h. Ipatinga já dispõe de quatro unidades de hidratação implantadas nos bairros Vila Militar, Bom Jardim, Cidade Nobre e Caravelas.

O prefeito Gustavo Nunes (PL) esclarece que o município criou um grupo de gestão técnica composto por profissionais da Atenção Primária, Rede de Urgência e Emergência e Vigilância Epidemiológica, para definir estratégias de otimização do atendimento aos pacientes e, assim, fazer frente ao aumento exponencial dos casos suspeitos de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya).

“Estamos aumentando nossa capacidade de atendimento para diminuir o tempo de espera e permitir que a UPA continue prestando a melhor assistência possível aos casos de urgência e emergência não relacionados às arboviroses. Essa é uma iniciativa pioneira na região, sempre pensando em cuidar da saúde da população”, destacou.

Ações de combate
Além dessa atenção especial, a Secretaria de Saúde tem mantido diariamente uma série de outros cuidados para tentar eliminar os focos do mosquito. Agentes de Combate a Endemias estão diariamente nas ruas, visitando as residências e orientando sobre as formas de prevenção.

As equipes de bloqueio também estão passando constantemente nos bairros com maior índice de infestação, além do caminhão fumacê, que cumpre uma rota diária de atendimento aos bairros das regionais onde os índices de infestação estão mais altos.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Cleber de Faria, reitera que a prefeitura está fazendo tudo ao seu alcance para amenizar os casos de incidência da dengue. Mas ainda é preciso contar com o apoio da população dentro das residências, onde estão 80% dos focos da doença. “Tire dez minutinhos por semana e faça uma limpeza na sua residência, calhas, pratinhos, caixas d’água. Até a vasilha de água do seu pet pode conter larvas do Aedes. Então, não deixe água parada em sua residência. Nos ajude nesse combate!”, pede o secretário.

A Secretaria de Saúde orienta aos munícipes que apresentarem sintomas de dengue como febre, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações, além de náuseas e vômitos, que procurem as unidades especialmente equipadas para fazer frente às arboviroses. E agora eles também serão encaminhados para o atendimento na sala de hidratação, caso seja necessário.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário