
31 de março, de 2023 | 14:00
Opinião: O papel da Escola vai além e em especial na infância
Maria de Fátima Vanderlei Gongora *
Escola é um lugar que nos encanta principalmente pela capacidade de aprendizagem das crianças, em particular, na Educação Infantil. Temos oportunidades de atuar como professores e coordenadores pedagógicos, aproximando-nos das crianças para compreender como pensam, como aprendem e também perceber suas necessidades de educação e desenvolvimento.Todas as experiências e oportunidades favorecem, colaboram, potencializam e ampliam a cultura, desenvolvendo conhecimentos e habilidades dos pequenos. É na infância que as crianças são inseridas na vida social, começam a vivenciar valores, aprendem a conviver, desenvolvem múltiplas linguagens e percebem o mundo adulto, construindo estruturas para toda a vida.
A busca por preservar a brincadeira, a fantasia e a curiosidade é fundamental para planejarmos ações pedagógicas com propostas intencionais e significativas, a fim de permitir que as crianças aprendam e vivam a infância a que têm direito.
Escola é lugar para fazer
amigos, educar-se, trabalhar,
crescer e ser feliz”
A mascote Cobra”, sugerida como uma estratégia pedagógica pelo Ciranda Educação Infantil, do Mathema, possibilitou inúmeras oportunidades em utilizar diversos recursos e materiais, espaços explorados, canções, brincadeiras simbólicas, pinturas, experiências com textura, relatos, pensamento, imaginação, letras, formas, cores, resolução de problemas, medidas de comprimento e habilidades de convivência social.
Ela foi confeccionada pelos estudantes com o auxílio da professora. Foram diversas etapas realizadas para que a "Cobra" se tornasse um brinquedo de estimação. As crianças foram incentivadas a escolher um nome, sua cor, pintar e colocar adereços, dando uma identidade a sua mascote.
Em roda de conversa, decidiram que a Cobra” deveria fazer visitas e passar o fim de semana na casa de cada uma. As famílias, orientadas pela professora, registraram por meio de fotos as atividades que realizavam em casa, como cuidar e se responsabilizar pelo conforto e tratamento do animal". Ela se tornou o pet de estimação da turma.
Nos momentos em que a "Cobra" retornava à escola, a professora promovia rodas de conversa, estimulando os pequenos a produzirem relatos. Com isso, a linguagem oral se expande, o vocabulário enriquece e a socialização entre as crianças favorece a construção de conhecimentos, envolvendo-se com os outros.
Precisamos admitir que a Educação Infantil tem uma dupla dimensão: a de cuidar e a de educar. Cabe a essa fase escolar proteger a criança, garantir que ela se desenvolva de forma saudável e íntegra (BNCC). Escola é lugar para fazer amigos, educar-se, trabalhar, crescer e ser feliz. Escola é tudo!
* Coordenadora pedagógica de ensino infantil
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Aranha
01 de abril, 2023 | 09:06Nessa questão de construção de conhecimento, a base primordial está na valorização e no aparelhamento da escola pública; é ela a mola de sustentação do funcionamento futuro de toda uma Sociedade. Qualquer palavra só tem significado se levar recado a mente, ao coração e ao espírito. De que serve um livro que não saiba levar-nos além de todos os livros? Não haveria sons, sonhos e ideias se não fosse a leitura. Esta inseparável amiga! Risos.”