30 de março, de 2023 | 13:36

Combate à dengue: agentes de endemias vão visitar domicílios no Recanto Verde

Divulgação
É preciso que os moradores recebam os profissionais neste sábadoÉ preciso que os moradores recebam os profissionais neste sábado

As ações de enfrentamento às arboviroses em Timóteo priorizam bairros que apresentam maiores índices de infestação e aumento de notificações. Diante deste cenário, neste sábado (1/4), o bairro Recanto Verde terá uma ação de visita domiciliar de combate às arboviroses, com atividades de orientação, vistoria domiciliar para detecção e eliminação de eventuais focos do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e tratamento focal, informou a administração pública.

As intervenções são em caráter preventivo, pois o município de Timóteo, conforme análise estadual, está em classificação de baixo risco.

A atividade terá como base a Unidade Básica de Saúde do Limoeiro, na qual se concentrarão os agentes de endemias a partir das 8h, para organização das atividades que percorrerão as ruas do bairro Recanto Verde. “Temos monitorado de forma permanente os bairros Limoeiro, Recanto Verde, Jardim Vitória, Alphaville e Macuco. Os agentes de combate às endemias farão essa ação de reforço no sábado abrangendo o bairro Recanto Verde com o tratamento em visita domiciliar. O sucesso desse trabalho depende da colaboração dos moradores que devem receber os profissionais de saúde e seguirem as orientações sobre o combate à proliferação do mosquito da dengue”, ressalta a gerente da Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares.

Além dessa ação, o setor de Zoonoses e Controle de Endemias mantém os serviços de rotina, atendendo os demais bairros da cidade. “É um trabalho permanente que necessita da cooperação dos moradores em abrir as portas para os agentes de endemias, que trabalham uniformizados, bem como reservar dez minutos diários do seu tempo para vistoriar suas moradias eliminando os criadouros do mosquito”, expõe Ana Amélia. Ela esclarece que, apesar do aumento de notificações, a maior parte dos casos suspeitos não foram confirmados após investigação.

A gerente destaca que o enfrentamento das arboviroses no Setor 7 conta, inclusive, com a ação de bloqueio utilizando a bomba costal. Em relação à utilização correta do fumacê (UBV – equipamento contendo inseticida para a eliminação do mosquito), as formas, trajetórias e percursos para a aplicação do inseticida nas residências e nas áreas de alcance do mosquito são pautadas na investigação das notificações e focos, sendo liberada pela Secretaria de Estado da Saúde, prioritariamente, quando o município está classificado de médio risco à risco muito alto. Desta forma, pelo fato de o município de Timóteo ainda estar classificado em baixo risco, não há necessidade emergencial do uso do fumacê (UBV pesado), detalha a administração pública.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário