29 de março, de 2023 | 07:15
Álbum de figurinhas trabalha preservação de espécies do Parque Estadual
Um álbum de figurinhas com os animais do Parque Estadual do Rio Doce (Perd) está sendo distribuído para crianças e adolescentes das escolas públicas de Marliéria. O projeto De Minas para o Mundo: orgulho de viver no Parque Estadual do Rio Doce” lança o álbum Tem Bicho no Parque”. O material educativo é voltado para o público infanto-juvenil e foi criado com fotos de espécies da fauna nativa da região e distribuído nas escolas Municipal Marciano Felisberto Pinto, no povoado de Santa Rita e na Estadual Liberato de Castro, no município de Marliéria.
O álbum faz parte de um projeto iniciado em 2021 desenvolvido pelas equipes do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), funcionários do Parque e pesquisadores dos Projetos Tatu-Canastra, Primatas Perdidos, Pró-Carnívoros e Projeto Ecológico de Longa Duração.
Além disso, a educação ambiental para crianças e jovens moradores do entorno do Perd, maior remanescente contínua de Mata Atlântica no estado, é essencial. A distribuição do álbum de figurinhas é um ponto de partida para promover novas interlocuções entre os conhecimentos científicos produzidos na unidade de conservação e a comunidade local, professores e estudantes da educação básica, de forma a criar oportunidades de discussão e interação com dados das pesquisas científicas.
Conforme o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a iniciativa pretende também estimular um engajamento maior das populações do entorno com a conservação da Mata Atlântica, produzindo o sentimento de pertencimento das comunidades em relação ao Parque e a democratização do conhecimento científico sobre a biodiversidade da unidade de conservação.
Para a técnica do Instituto Estadual de Floresta (IEF), Jailma Soares, o projeto Tem Bicho no Parque” materializa uma demanda das escolas da região, em ações de educação ambiental pedagógicas adequadas ao público. Foi nítido o sentimento de curiosidade e entusiasmo dos alunos, que ficaram encantados ao participaram das atividades”, disse.
Figurinhas
Os animais selecionados para estampar as figurinhas são: macaco-prego, onça-pintada, tatu-canastra e jacaré-de-papo-amarelo. Além disso foram incluídos um peixe invasor, piranha-vermelha; um anfíbio, perereca-de-capacete; e duas espécies ameaçadas de extinção, a ave jacutinga e um mamífero muriqui-do-norte, todos eles retratam espécies de animais encontrados no Parque e com grande potencial de chamar atenção das crianças.
Entre os desafios a serem trabalhados no projeto estão as atividades como a caça e a pesca ilegais, incêndios criminosos, introdução de espécies exóticas, vandalismo, estradas, expansão urbana ou práticas agropecuárias insustentáveis no entorno; novas estratégias de conservação, manejo e gerenciamento de sua biodiversidade.
Público
O público-alvo, de forma piloto, serão os alunos do 5º e 6º ano das escolas públicas de Marliéria: Escola Municipal Marciano Felisberto Pinto (Santa Rita), E.M. José Pedro da Silva (Cava Grande); E.M. Padre João Borges Quintão (Marliéria - Sede), Escola Estadual Liberato de Castro (Marliéria - Sede) e E.E. em Horto Belém (Cava Grande).
Serão realizados encontros mensais com os pesquisadores nas escolas e/ou na unidade de conservação no período de março a novembro, sendo que em novembro será a culminância do projeto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Votador
29 de março, 2023 | 08:57Parabéns pelo trabalho de todos envolvidos!
Fruto de muita dedicação e perseverança, o material didático traz ao público alvo a proximidade com o ecossistema ao qual está inserido. Bem como a importância da preservação desse.
Que a iniciativa seja estendida ao máximo de alunos. Alcançando não somente a geração atual, mas possibilitando as futuras gerações, a sensação de pertencimento junto ao meio ambiente.”