17 de março, de 2023 | 07:17
Páscoa influencia nas vendas de 45,5% das empresas do comércio varejista de produtos alimentícios
Em Minas, 38,4% dos empresários acreditam que o faturamento em 2023 será melhor que do ano passado
Stéphanie Lisboa
Desde o mês de fevereiro, as lojas da Cacau Show em Ipatinga adicionaram os produtos de Páscoa nas prateleiras
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
É só ir aos supermercados, shopping e centros comerciais para perceber que a Páscoa está chegando. Os doces e guloseimas de chocolate, tradicionalmente vendidos nesta época do ano, já estão expostos nas lojas. Neste ano a data será celebrada no dia 9 de abril. A festividade representa um impacto positivo para uma porcentagem considerável dos empresários, especialmente para os do segmento alimentício. E engana-se quem pensa apenas nos chocolates. Os pescados também têm apelo comercial durante este período.
Uma pesquisa elaborada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), realizada entre os dias 1 e 8 de março, com 382 empresas, mostrou que a Páscoa gera um resultado positivo para 45,5% das empresas do comércio varejista de produtos alimentícios do estado. Boa parte desses comerciantes (38,4%) está confiante que as vendas serão melhores em 2023, se comparado com o ano passado.
O levantamento revelou ainda que a maioria dessas empresas já estão no clima da data: mais da metade das lojas do segmento alimentício iniciaram as vendas de Páscoa (58,0%); A caixa de bombom com 31,6%, o ovo de páscoa (23,0%), a barra de chocolate (13,2%), peixes (13,2%) e pães (5,2%) são os produtos mais vendidos atrelados à data e ao período.
Perfil de compras
No Supermercado Coelho Diniz, a administração tem percebido uma mudança no perfil de compras durante a Páscoa. Além do consumo de chocolates, existe uma crescente por produtos alimentares sazonais”, afirmou o comprador da rede de supermercados, Glauber Cunha Valadares. Fora as guloseimas, que são tradicionalmente adquiridas pelos clientes, outros itens têm ocupado os carrinhos. A venda de pescados, azeites e vinhos já demonstram crescimento considerável nos últimos anos e a tendência é que em 2023 esta categoria cresça ainda mais”, avaliou.
Para atender as expectativas dos clientes, a preparação foi feita antecipadamente. A rede Coelho Diniz já se programou com antecedência, havendo hoje disponíveis em nossas lojas variadas opções de pescados, azeites e vinhos, para suprir a necessidade e exigência do nosso consumidor”, declarou Glauber.
Stéphanie Lisboa
Na rede de supermercados Coelho Diniz, outros produtos, como os pescados, também apresentam crescimento nas vendas

Chocolate
No segmento das guloseimas, o chocolate é a predileção, seja no formato de barra, ovo ou nos bombons. A família sempre dá aquele jeitinho” de não deixar a data passar em branco” para as crianças, com a compra de um chocolate. Marcelino Novaes, franqueado da Cacau Show em Ipatinga, está confiante que neste ano deve ter uma alta nas vendas. A gente está projetando um crescimento em torno de 5% em relação ao ano passado”. A festividade representa a melhor data comemorativa para a loja, ganhando até do Natal.
De acordo com Marcelino, apesar da variedade em produtos, o ovo continua sendo a estrela da Páscoa. A preferência do consumidor é ovo. Isso vem de décadas e décadas", explicou. Nas lojas do empresário, os produtos já estão expostos desde fevereiro, já tem cliente comprando, mas a expectativa é que esse movimento se aqueça ainda mais na última semana. "O cliente está vindo, mas não sei se é infelizmente ou felizmente, mas o brasileiro deixa as coisas para a última hora. Então é normal que a gente tenha um fluxo muito intenso na última semana. Aí sim o fluxo começa a intensificar”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]