15 de março, de 2023 | 09:00
Unidade de Prevenção à Criminalidade Bom Jardim/Esperança tem nova sede em Ipatinga
Cíntia Menezes
Durante a cerimônia, Flávia Mendes e Martinellis Henrique destacaram a importância da UPC para a comunidade

A nova sede da Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) Bom Jardim/Esperança, em Ipatinga, foi inaugurada na tarde desta terça-feira (14). Participaram do evento representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), responsável pelo projeto, e autoridades militares, civis e políticas. A unidade oferecerá programas de prevenção social à criminalidade, como Fica Vivo! e Mediação de Conflitos.
A UPC Bom Jardim foi implantada em espaços provisórios em agosto de 2021, onde permaneceu até este ano, quando foi possível a implantação em caráter definitivo, em imóvel com mais infraestrutura para atender melhor a comunidade dos bairros Bom Jardim e Esperança. A nova unidade tem 70 m² e conta com quatro salas.
Comemoração
Em entrevista ao Diário do Aço, a superintendente de Políticas de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Flávia Mendes, destacou a importância da nova sede da UPC Bom Jardim/Esperança. Hoje é um dia de festa. Já atuamos nas comunidades desde o fim de 2021, mas somente agora temos o nosso local para receber o público. Então agora contamos com um espaço estruturado, com equipamento público, capaz de não só dar qualidade para equipe trabalhar, mas também para que a comunidade possa se sentir acolhida e ter suas demandas atendidas”, afirmou.
Fica Vivo!”
Segundo Flávia Mendes, na unidade serão oferecidos dois programas voltados à comunidade. O programa Fica Vivo!, que trabalha o controle de homicídios de adolescentes e jovens de 12 a 24 anos. Então a perspectiva é oferecer espaços para oficinas de cultura e arte, de maneira que a gente possa trazer uma outra perspectiva para essa trajetória de vida que estão construindo, que não passe pela violência e criminalidade”.
Mediação de Conflitos”
Já em relação ao programa Mediação de Conflitos”, Flávia Mendes esclareceu que busca trabalhar atendendo toda a comunidade, sem um recorte de faixa etária. A perspectiva é trabalhar o enfrentamento à prevenção de violência letal, então nós proporcionamos aqui um espaço onde as pessoas possam falar dos seus conflitos que são de relações interpessoais, de vizinhança, para que seja possível construir maneiras mais pacíficas de solucionar esses conflitos”, afirmou.
Redução
Conforme a superintendente da Sejusp, o indicador com que se trabalha na segurança pública é a redução de homicídios. Nessa região Bom Jardim/Esperança já tivemos a redução de 50% do número de homicídios desde a nossa entrada (em 2021) até o momento. Já atendemos mais de 800 pessoas, entre adolescente e adultos. A meta para esse ano é chegar, no mínimo, mais 20% de redução”, ressaltou.
Expectativas
O gestor social da UPC bom Jardim/Esperança, Martinellis Henrique de Oliveira, contou ao Diário do Aço sobre suas expectativas após essa conquista. Começamos os trabalhos nesse território em agosto de 2021, funcionando em três bases provisórias. Agora, com essa nova sede, esperamos uma redução ainda maior no índice de criminalidade, prevenindo violência nos bairros Bom Jardim e Esperança. Vamos atuar de forma conjunta com o governo municipal, escolas municipais e estaduais, serviços de saúde e de assistência social, polícia e demais setores sociais”, pontuou.
Já publicado:
Estado vai inaugurar sede da Unidade de Prevenção à Criminalidade Bom Jardim/Esperança
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]