14 de março, de 2023 | 16:10
Assembleia na LDI define temporada do futebol ipatinguense em 2023
Entidade irá promover 11 campeonatos; principal novidade é a estreia da Terceira Divisão na categoria amador
Concorrida assembleia geral na noite desta segunda-feira (13), na sede da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), no estádio Ipatingão, definiu os principais detalhes para a temporada do futebol em 2023.
Comandada pelo presidente Silvestre Antônio Ferreira, a reunião contou com 39 representantes de agremiações filiadas, que ouviram as deliberações da pauta do edital de convocação, realizaram sugestões, ponderações e deixaram aprovadas as principais ações para o ano. Também foram aprovadas a prestação de contas relativa ao ano passado, bem como a atualização do código tributário da entidade para esta temporada.
Novidades
A principal novidades será a realização de três divisões no campeonato amador. A primeira, com 14 clubes (cairão quatro e subirão dois), segunda, também com 14 clubes (cairão quatro e subirão dois) e terceira divisões, esta com número ilimitado de participantes. A queda de quatro e o acesso de dois é para adequar o número de participantes em 12 para as próximas temporadas.
A terceira divisão deverá ser disputada antes das demais, entre abril e julho, de maneira a adequar o calendário para jogos ao longo de um maior número de datas e pela disponibilidade de campos e de arbitragem. Há a possibilidade desta competição ser para atletas Sub-23, abrindo vagas para sete ou dez jogadores acima desta idade, de forma a oferecer oportunidades a jovens atletas e assim promover renovação no futebol amador.
Waldecy Castro
O presidente Silvestre Antônio e demais membros da LDI comandaram os trabalhos da assembleia geral

O presidente informou, ainda, que a ajuda de custo para os clubes de Ipatinga que forem atuar nas cidades vizinhas, nos três campeonatos amadores, será de R$ 500 por deslocamento.
Participantes
Estiverem presentes à assembleia representantes dos seguintes clubes: Universo, Canaã, União de Revés, Cesjo, RPS/Asseeva, Chácaras Madalena, AERC, Juventus, Barcelona, Ipanema, Panorama, Atlântico, Sem Futuro, Vila Nova, Oriente, Limoeiro, Vila Celeste, Boca Rica, Novo Cruzeiro, Palmeiras, Caravelas, Bethânia, Itamarati, Rio Branco, Renascer, União EC, Barra Alegre, Esperança, Forquilha, Iguaçu, Usipa, Aerbi, Vale Alto, Cruzeirinho, Cobreloa, Cidade Nobre, Talismã.
Onze campeonatos
A previsão é de organizar 11 certames ao longo do ano, um recorde em relação às demais ligas do interior do estado.
De 22/4 a 8/7 Campeonatos sub-10 e sub-12 (arbitral de definição na próxima segunda-feira, 20, na sede da LDI)
De 30/4 a 23/7 Campeonato adulto super máster - acima de 45 anos (arbitral no próximo dia 27/3)
De 30/4 a 23/7 Terceira divisão amador (arbitral dia 29/3)
De 29/7 a 14/10 Campeonatos sub-11 e sub-13 (arbitral dia 26/6)
De 30/7 a 29/10 Campeonatos sub-15 e sub-17 (arbitral dia 30/6)
De 3/9 a 26/11 Adulto 1ª divisão (arbitral dia 31/7)
De 10/9 a 3/12 Adulto 2ª divisão (arbitral dia 7/8)
De 24/9 a 26/11 Adulto hiper máster - acima de 52 anos (arbitral dia 21/8)
*As datas podem sofrer alterações em razão da disponibilidade financeira da entidade, que segue nos trâmites de concretização do convênio com a Prefeitura de Ipatinga, bem como na busca de outros patrocínios. O custo da entidade na organização das 11 competições ao longo desta temporada deve superar os R$ 800 mil.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]