13 de março, de 2023 | 16:03

Escolas municipais de Timóteo contam com novos cardápios de merenda escolar

Divulgação
Os seis cardápios específicos para cada faixa etária foram aprovados pelo Conselho de Alimentação Escolar Os seis cardápios específicos para cada faixa etária foram aprovados pelo Conselho de Alimentação Escolar

A alimentação escolar da rede municipal de Timóteo está de cara nova com os novos cardápios que foram inseridos para o ano letivo de 2023. Conforme o governo municipal, as preparações variam de acordo com a faixa etária e atendem às necessidades dos alunos com oferta de alimentos seguros, variados, que respeitam a cultura e a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a introdução alimentar, como preconiza a Resolução 6 de 8 de maio de 2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Os seis cardápios específicos para cada faixa etária foram apresentados ao Conselho de Alimentação Escolar (CAE) pelas nutricionistas Tathiane Ferreira Silva e Luiza Florêncio Assis, da equipe de nutrição da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, e aprovados pelas conselheiras em 27 de fevereiro de 2023. Com a aprovação, as mudanças na alimentação foram introduzidas na merenda escolar em março, explica o governo timoteense.

Merenda
Entre os itens inseridos no cardápio estão: açafrão em pó; canela em pó; farinha de milho; feijão preto; triguilho e vinagre branco para toda a rede. Além disso, os estudantes com necessidades nutricionais especiais como intolerâncias e alergias alimentares, diabetes e comorbidades, têm direito a adaptações no cardápio, que agora contém arroz integral; biscoito integral; farinha de tapioca; iogurte zero lactose; leite zero lactose; macarrão integral; macarrão sem glúten e sem ovos, além de achocolatado diet, adoçante e leite desnatado, que já faziam parte dos cardápios anteriores.

A equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação afirma que a aquisição dos novos itens favorece a diversidade alimentar e nutricional dos cardápios, que são ricos em cálcio, ferro, fibras, vitamina A e vitamina C, nutrientes de grande importância no desenvolvimento infantil e prevenção de doenças. Em consonância, as creches e UMEIs agora contam com a oferta de fórmulas lácteas para preparo das mamadeiras, garantindo também as necessidades nutricionais dos recém-nascidos.

As novidades atendem mais de 5 mil estudantes das escolas municipais, 135 da Apae, 142 do Centro Municipal de Educação Integrada/Educação de Jovens e Adultos, 85 do Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa Pe. Jean Marie Lemaire (Adevita) e mais de 1.300 crianças das UMEIs e creches conveniadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Servidor

15 de março, 2023 | 23:08

“Eu ñ sei oq se passa na cabeça dessas nutricionistas pois, tem cardápio q as crianças ñ se adapta, e acabam comendo menos e até mesmo rejeitando, mas infelizmente essas pessoas ñ conhecem de perto a realidade das crianças e pôr está em 1 cargo q concede poder ñ aceitam a opinião de reles asg e merendeiras das instituições sendo q somos q vivenciamos a rotina das crianças tds os dias e sabemos quais alimentos tem melhor aceitação.
Mudar cardápio é 1Maravilha mas fornecer 1avental de pano q é o adequado para quem trabalha na cozinha, ñ fornecem; pano de prato então, deve ter que 1ano q ñ mandam, detergente, esponja dupla face de péssima qualidade. Sem falar q tem instituições q falta o básico numa cozinha:(panelas,escorredor, faça e utensílios q preste). É revoltante, fazem bonito mas é só por cima.”

Envie seu Comentário