10 de março, de 2023 | 10:00

Mineiros ainda enfrentam dificuldades com emplacamento de veículos

Débora Anício
Devido a falha em um sistema informatizado utilizado pela Secretaria da Fazenda de Minas, motoristas enfrentam dificuldades no emplacamento de veículos Devido a falha em um sistema informatizado utilizado pela Secretaria da Fazenda de Minas, motoristas enfrentam dificuldades no emplacamento de veículos

Proprietários enfrentam há mais de uma semana dificuldades para emplacar seus veículos por causa de uma falha de comunicação entre os sistemas informatizados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-MG). Ao longo desta semana, vários leitores procuraram o Diário do Aço para reclamar desse problema, alegando que ainda não foi resolvido de forma definitiva. A promessa era que tudo estaria resolvido dia 2/3.

Um despachante que atua em Ipatinga, há 40 anos, relatou ao Diário do Aço, nesta quinta-feira (9), que tem conhecimento de cerca de 50 casos de proprietários com problemas envolvendo o emplacamento de veículos. “Os meus casos ainda pendentes são mais de dez. Fomos informados que a Administração Fazendária está modernizando o sistema e está tendo dificuldades no reconhecimento das notas fiscais de veículos. Se não tem como reconhecer a nota fiscal, não tem como finalizar a estampagem. Com isso, não é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)”, afirmou.

Em nota enviada ao Diário do Aço, nesta quinta-feira, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), comunica que está tomando as devidas providências para corrigir um problema de instabilidade detectado no sistema de emissão das Notas Fiscais Eletrônicas disponibilizadas para o serviço de emplacamento de veículos. “A expectativa é que o referido sistema volte à sua normalidade até a tarde desta sexta-feira (10)”, afirmou.

Problema já divulgado
Conforme noticiado no dia 2 deste mês, o despachante José Geraldo Matos, representante da classe em Ipatinga, relatou que seus clientes estavam indignados e que esperavam uma solução. Alguns que precisam do emplacamento para usar veículos em serviço amargam prejuízos. "Às vezes a pessoa vem aqui, nervosa, querendo uma solução e esse atraso está recaindo sobre nós profissionais, quando a dificuldade tem origem lá no sistema informatizado do governo", defendeu-se.

“A gente vai na delegacia com a documentação toda em ordem, toda a carga de impostos recolhida aos cofres públicos, a documentação é liberada pelo delegado de trânsito, mas o sistema da Sefaz não libera. É uma falha do sistema e precisamos ficar explicando isso para os clientes, impacientes, todos os dias. Tem empresa com vários carros de frota parados e aguardando uma solução”, detalha.

Mudança no sistema
Em nota enviada ao Diário do Aço na semana passada, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas informou que a falha ocorreu em função de uma instabilidade detectada na aplicação responsável pela emissão das Notas Fiscais Eletrônicas disponibilizadas para o serviço de emplacamento de veículos, quando o sistema precisou ser paralisado. No entanto, a expectativa era que o problema fosse resolvido e o referido sistema voltasse ao funcionamento normal na tarde do dia 2, conforme divulgado pelo governo, o que não ocorreu de fato.

Por fim, a STI informou que “estão sendo implementadas medidas de modernização e ampliação da infraestrutura de tecnologia da nossa plataforma com o objetivo de aprimorar o atual Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE)”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

10 de março, 2023 | 16:04

“Depois quando falam que vai tirar o Detran da Polícia Civil, o sindicato chia. Mas como defender ao contrário, se o órgão realmente mostra-se totalmente desorganizado e tem a antipatia da população que sempre quando precisa ser atendida sofre horas na fila, para no final ainda receber um não, volta depois ou algo do tipo.”

Mococa

10 de março, 2023 | 15:51

“A Polícia Civil, diferentemente da PM sempre teve Comandante Geral omisso, nunca ninguém houve falar em Comandante, Chefe ou seja lá que for Geral da Polícia Civil. Se alguém realmente compromissado com o cidadão e zeloso com a Corporação Polícia Cívil, pediria ao Governador para liberar de multa, apreensões e etc, além de alinhar com a Receita Estadual o prazo para essa pendenga toda. Detran passou da hora de sair da Polícia Civil mesmo. Tudo que se refere a delegacia é um desrespeito ao cidadão, fora a forma desrespeitosa que somos tratados nesses órgãos. Parecem que fazem um favor ao cidadão.”

Fabio

10 de março, 2023 | 12:22

“Porém quando consegue resolver a pendência da nota a gente chega lá na delegacia no setor de trânsito a delegada não libera o documento na data de hoje dia 10/03 alegando que vai liberar somente veículos aprendidos, ou seja quem estava esperando vai continuar esperando do mesmo jeito , e o pior apartir do dia 13 vai ser tudo feito pelo uai e só vai ser feito por agendamento mas ninguém consegue agendar nada porque o município ainda não consta no sistema para ser feito o agendamento #faltaderespeitoprevalece”

Joanas

10 de março, 2023 | 11:30

“Eu prefiro ficar com o carro que tenho a muito tempo .ja passei por momento de espera pra transferir carro isto desanima agente trocar de carro.”

Envie seu Comentário