08 de março, de 2023 | 17:24

Inscrições para Iniciação Científica das escolas estaduais vão até dia 13

Nesta edição do programa, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá selecionar 400 projetos

Débora Anício
Nesta edição do programa, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais irá selecionar 400 projetosNesta edição do programa, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais irá selecionar 400 projetos

Estão abertas até a próxima segunda-feira (13) as inscrições para seleção de projetos para o Programa Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb) 2023/2024.

Nesta edição do programa, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá selecionar 400 projetos. Serão selecionados projetos de autoria de estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental, ensino médio e séries correspondentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas neste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2JiFnb5affkopyN6dqWQ0YDL-TfZNULD0Yy16XcWTTiwRYw/viewform

Regras e critérios para participação e escolha dos projetos que serão contemplados estão disponíveis no edital nº 04/2023 da SEE/MG. Poderão ser selecionados até dois núcleos por escola, conforme diretrizes do edital. As 400 vagas do Iceb abordam todas as áreas de conhecimento, sendo 200 para cada um dos eixos de pesquisa: Territórios de Iniciação Científica (TIC), Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Diáspora (Nupeaas).

“Os professores devem incentivar nossos estudantes a participarem. Esse programa é muito importante, fomenta o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades inerentes ao mundo da Ciência e da pesquisa científica”, explicou a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Patrícia Aragão.

Projetos
De acordo com a secretaria, os projetos inscritos no processo de seleção devem abordar temas que tenham relevância para a comunidade escolar e estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola.

Cabe destacar, ainda, que a pesquisa deve ser de autoria do núcleo de pesquisa e o projeto de pesquisa deve apresentar viabilidade de execução dentro do prazo previsto no edital, assim como estar em consonância com a realidade.

É importante lembrar também que os estudantes devem escolher temas interessantes para o cotidiano e o contexto deles, impulsionando-os na investigação. Além disso, os pesquisadores deverão entregar, no último semestre do desenvolvimento do projeto, relato de experiência e/ou artigo científico apresentando os resultados da pesquisa desenvolvida.

Para mais informações, interessados devem acessar o Edital SEE n° 04/2023 de seleção dos projetos e consultar o(a) especialista e o(a) gestor(a) da escola.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário