07 de março, de 2023 | 14:16
Clássico Fla x Flu pode decretar queda de técnico português
A noite desta quarta-feira (8) será de muitas emoções no Maracanã, o principal palco do futebol brasileiro. Flamengo e Fluminense duelam a partir de 21h10 pela última rodada da Taça Guanabara, num jogo cujo resultado poderá trazer diversas consequências.
O Flamengo, treinado pelo português Vitor Pereira, vive um inferno astral, porém tem a chance sagrar-se campeão com um simples empate, pois soma 23 pontos, contra 22 do tricolor. Assim, entraria menos pressionado na reta final da competição, o quadrangular final que conhecerá o campeão estadual de 2023. Já o Fluminense tem que vencer para ser o campeão da Taça Guanabara e confirmar sua boa fase no quadrangular final hoje, Vasco e Volta Redonda seriam os outros classificados.
Sob pressão
Apesar de estar na liderança da Taça Guanabara, o Rubro-negro já acumula três insucessos consideráveis em competições neste começo de temporada 2023. Primeiro, perdeu a Supercopa do Brasil para o Palmeiras por 4 a 3, no fim de janeiro. Em seguida, no Mundial de Clubes, sequer conseguiu chegar à final e teve que se contentar com o terceiro lugar. E por fim, na Recopa Sul-Americana, bateu na trave, mas perdeu o título para o Independiente del Valle, nos pênaltis
Para piorar, no último domingo o Flamengo teve um clássico contra seu arquirrival Vasco e perdeu por 1 a 0. Assim, teve a quebra de sua invencibilidade no Estadual.
O técnico português Vítor Pereira está mais pressionado do que nunca, já que a equipe não vem desempenhando bem. E uma nova derrota no clássico para o Fluminense pode tornar as coisas ainda piores.
Vítor Pereira não poderá escalar os titulares David Luiz, Tiago Maia e Pedro, contundidos. Caso seja derrotado, a diretoria poderá não suportar a pressão e demiti-lo. Comenta-se nos bastidores que o argentino Jorge Sampaoli, atualmente no Sevilla-ESP e também pressionado no cargo, já teria sido sondado.
Em alta
O momento do Fluminense é o oposto. O time vem de quatro vitórias consecutivas no Campeonato Carioca: Audax-RJ (3 a 0), Vasco (2 a 0), Portuguesa-RJ (3 a 0) e Bangu (5 a 0).
Ou seja, nas últimas quatro rodadas do Cariocão, o Tricolor das Laranjeiras marcou 13 gols e não sofreu nenhum, tendo 100% de aproveitamento neste período.
Assim, o Fluzão está na vice-liderança da Taça Guanabara, com 22 pontos em dez partidas. A campanha até o momento é de sete vitórias, um empate e duas derrotas, com 18 gols feitos e apenas três gols sofridos. Dessa maneira, tem a melhor defesa do Estadual até o momento.
O time do técnico Fernando Diniz está um ponto atrás do líder Flamengo. Por isso, uma vitória nesta quarta-feira significa liderança, título da Taça Guanabara e vantagem na fase de mata-mata do Campeonato Carioca, que começará no fim de semana.
Desse modo, o Fluminense deve partir para cima do Flamengo e o adversário não tem colocado medo recentemente. Nos últimos cinco Fla-Flu, foram três vitórias do Fluminense, um empate e apenas uma vitória do Flamengo.
Diniz não tem maiores problemas para escalar a equipe. Vai de força máxima tendo no goleador Germán Cano, no meia Paulo Henrique Ganso e no atacante Arias suas principais estrelas. No gol, a experiência e uma carreira vitoriosa do goleiro Fábio também pode fazer muita diferença.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]