DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

04 de março, de 2023 | 14:00

Opinião: Vida pessoal e profissional: É possível haver um equilíbrio?

Gisele Alves *

Compartilho o pensamento que muitas mulheres acabam se perdendo com a maternidade, ou com o cuidado da casa. É preciso muito gingado. As mulheres desempenham vários papéis e, muitas vezes, pelo instinto protetor, deixam de fazer as coisas por elas para fazer pelos outros. Mas o que de fato você quer fazer? O que vai te fazer bem? É preciso ter este momento e compartilhar mais seus desejos e dificuldades.

Acordo às 5h30 todos os dias. Medito. Faço afirmações positivas, como ‘sou próspera’, ‘sou abundante’, ‘sou feliz’, ‘sou amada’ e ‘sou grata’. Acordo minha filha, dou café para ela e a preparo para a escola. Depois, vou para a atividade física. Quando tenho tempo, faço umas duas, três horinhas de dança. Senão, só 45 minutos de academia e ‘tá pago’. Volto, leio um livro e as notícias. Assisto aos colegas de profissão para ter algumas ideias. Oriento minha colaboradora, compro o que está faltando. Organizo o look para o programa e estudo as pautas. Almoço e já vou para a TV. O programa começa às 17h e eu chego lá às 15h30. Volto para casa por volta das 19h30. Brinco com a minha filha, faço o dever de casa com ela e dou atenção para o marido. Arrumo tudo para outro dia, durmo entre 22h e 23h. E aí, no dia seguinte, começa tudo de novo.

Apesar da rotina corrida e cheia de tarefas, defendo que precisamos de propósito na nossa vida da mesma forma que momentos de descanso e se desligar um pouco às vezes.

Tenha objetivos definidos - Se você deixar a vida correr por conta do acaso, poderá vivenciar aventuras interessantes, assim como experiências muito difíceis. Mas, certamente, não conseguirá equilibrar o que é profissional e o que pertence à sua vida pessoal com facilidade.

Como tornaremos possível sonhar, planejar e conquistar se simplesmente vivermos um dia após o outro no estilo ‘deixa a vida me levar’?.

Objetivos e metas servem para nos ajudar a direcionar nossa vida e nossas ações diárias. Quando não sabemos para ir, podemos acabar indo para qualquer lugar ou até mesmo ficar estagnados na zona de conforto. Lembre-se que nunca é tarde demais para iniciar um plano novo e irmos atrás do que realmente importa.

“Se você deixar a vida correr por conta do
acaso, poderá vivenciar aventuras interessantes,
assim como experiências muito difíceis”


Defina suas prioridades - Foco e planejamento são quesitos essenciais. Quando você tem um foco definido, é menos complicado exercer seu poder de escolha, optar por fazer aquilo que é realmente relevante para você.

Planeje a rotina - Transforme seus objetivos e prioridades em ações do dia a dia. Para isso, planeje sua rotina diariamente com uma agenda. Não é para você ficar engessado, mas para saber o que decidiu ser importante para não acabar se perdendo tanto.

Planejamento é base para qualquer atividade, das mais simples às mais complexas. Garanto que essa é uma ótima dica: acostume-se a planejar. É simples e pode se transformar em um excelente hábito: se preciso, escreva o que pretende fazer no dia ou na semana e adéque aos seus horários.

Organize seus horários - A ideia é equilibrar as coisas sem ter de abrir mão constantemente de uma ou de outra entre a vida profissional e pessoal. Ao planejar a rotina de cada dia, organize os horários de modo que aquelas atividades com hora já definida sejam priorizadas.

Tenha em mente que as atividades pessoais e de lazer podem ser mais flexíveis do que aquelas relacionadas ao seu trabalho. Mas, de todo modo, não as deixe de lado pelo fato de estarem mais sob seu controle.

Desconecte-se - É preciso aprender a desligar a máquina profissional por vezes, se desconectar dos compromissos e dar um tempo para você é importante para manter o equilíbrio mental.

Você pode praticar um hobby, conhecer algo novo, desfrutar da natureza ou apenas ficar em silêncio. Não se preocupe em ser produtivo o tempo inteiro. Não precisa levar tudo sempre á sério, isso acaba sendo pesado demais, comece a levar a vida mais leve e menos exigente consigo mesmo”.

Cuide de sua saúde - Encontre alguma atividade física que goste, se alimente melhor e busque formas de dormir bem. Esses são pilares fundamentais para uma vida com mais equilíbrio. Pode parecer clichê e repetitivo, mas tente incluir essas ações no seu dia a dia e depois observe você se sentindo muito melhor.

“Encontrar esse equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é benéfico em tantos aspectos, mas sei muito bem que não é uma tarefa fácil. Vimemos num lugar onde, infelizmente, a saúde mental virou artigo de luxo. Mas você precisa entender a importância de ter momentos de descanso e lazer para que o lado profissional e pessoal fluam em harmonia com a sua saúde mental. O que você gosta? Quais são as coisas que importam para você? Qual o seu propósito nessa vida?.

* Atriz, jornalista e apresentadora. Está à frente do programa "Papo em Dia" - Rede Brasil

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário