USIMINAS 7 BILHOES 728X90

03 de março, de 2023 | 09:00

Combate à dengue: veja quais ações têm sido desenvolvidas na RMVA para eliminar o Aedes aegypti

Divulgação / PMI
Em Ipatinga, uma das ações é a pulverização de inseticida Em Ipatinga, uma das ações é a pulverização de inseticida

Conforme noticiado pelo Diário do Aço na quinta-feira (2), os casos confirmados de dengue em todo o estado de Minas Gerais dispararam. Um aumento de 500% no número de mineiros com dengue nos dois primeiros meses de 2023 se comparado ao mesmo período do ano passado. E nessa batalha, o papel de combate deve ser de todos: gestores públicos e população, eliminando os focos dos criadouros do mosquito transmissor nos domicílios e em lotes vagos.
Na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), as administrações dos respectivos municípios (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso) têm realizado diversos trabalhos para o combate à dengue.

Coronel Fabriciano
Em Coronel Fabriciano, uma das iniciativas voltadas para impedir a proliferação do Aedes aegypti é a realização dos mutirões de limpeza. Há ainda uma parceria de notificação imediata. “Entre a Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e Zoonoses, que consiste em uma rede de notificação diária, repassando os casos suspeitos diariamente a Zoonoses para realizar o bloqueio de transmissão imediato”, informou o governo. O trabalho educativo também é uma prioridade. “Campanhas educativas, blitz e tendas nômades. Além de palestras nas escolas do munícipio fortalecendo a educação em saúde desde a infância”. O fumacê é outro recurso usado pelo executivo.

Timóteo
No município de Timóteo o trabalho preventivo é realizado ao longo do ano. “Os agentes de endemias, juntamente com os supervisores de campo, diariamente realizam as visitas de rotina. Além disso, estamos cumprindo com os LIRAas (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), que nos dá informações gerais do cenário de infestação do mosquito, o que subsidia ações posteriores como mutirões de limpeza”, detalhou a administração. Outra atuação rotineira é o controle dos Pontos Estratégicos (PE). “Existe uma equipe exclusiva para acompanhar esses locais que, pelas características, são naturalmente favoráveis à infestação pelo mosquito”. Neste ano a Secretaria Municipal de Saúde utilizará também teste rápido para identificar se o paciente está com dengue.

Santana do Paraíso
Divulgação / PMCF
Em Coronel Fabriciano, entre as ações estão os mutirões de limpezaEm Coronel Fabriciano, entre as ações estão os mutirões de limpeza

A disseminação de conteúdo informativo é uma das estratégias de atuação do governo municipal de Paraíso, como: “realização de palestras com orientações de cuidados preventivos nas Unidades de Saúde, Centro de Convivência, Cras, além de fortalecer a mobilização social por meio de instrumentos de mídia”. Os agentes de combate a endemias também são importantes para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Realizam as atividades de campo de forma contínua e diária realizando o manejo ambiental nos imóveis do município”.

Ipatinga
A administração de Ipatinga intensificou as ações no município diante do aumento das ocorrências de casos da doença durante o período de chuvas. Segundo o Executivo, durante a semana estava prevista a pulverização de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) para bloquear a transmissão destes vetores em áreas mais críticas em alguns bairros. Além disso, ao longo dos próximos dias, o fumacê percorrerá várias regiões da cidade. De acordo com a gestão do município, o trabalho de prevenção e combate não para. “Durante o ano todo, os agentes de combate a endemias atuam em ações de orientação e eliminação do Aedes aegypti. Além das vistorias em imóveis, é feita a verificação em áreas públicas estratégicas”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

03 de março, 2023 | 17:24

“Obrigado Sr. Tinho Mortadela! Gostei desse pseudônimo. Parabéns!”

Tinho Mortadela

03 de março, 2023 | 15:40

“Mestre Gildázio, nobre professor da arte do ensino, pessoa capacitada e inteligente, aprendi muito com Vossa Senhoria. Melhoras Mestre Gildázio.”

Gildázio Garcia Vitor

03 de março, 2023 | 10:32

“Estou internado aqui HMC desde ontem, e muito mal, por causa das doenças dos "mosquitinhos". No meu caso parece que é chikungunya.”

Envie seu Comentário