
01 de março, de 2023 | 15:23
Ézio Guilherme da Silva, preso em Brasília, teve prisão preventiva revogada
Arquivo pessoal
Advogado afirma que não há provas contundentes de que o médico teve qualquer participação nos fatos

O médico Ézio Guilherme da Silva, de Coronel Fabriciano, teve sua prisão preventiva revogada no dia 27/2. A informação é do advogado dele, Joaquim Xavier de Souza. O médico havia sido preso no mês de janeiro, após os atos antidemocráticos de Brasília, ocorridos no dia 8 daquele mês. Segundo a defesa, Ézio, que ficou preso na Papuda, em Brasília, já estava a caminho de casa nesta quarta-feira (1). Assim como as outras 137 pessoas liberadas esta semana pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão preventiva de Ézio foi substituída por medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica.
O advogado alega que não há provas contundentes de que o médico teve qualquer participação ou tenha contribuído para a consumação dos fatos que ocorreram em Brasília. Ademais, não foi praticado por ele qualquer ato sequer de vandalismo, estando apenas nos entornos dos locais dos fatos. Tendo sido conduzido em razão unicamente da decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que impôs a prisão de todas as pessoas que estivessem nas imediações dos quartéis generais”, destacou.
Ainda segundo o advogado, a inocência será provada durante a instrução criminal e acrescenta que seu cliente repudia veementemente quaisquer atos que ameacem o Estado democrático de direito, os atos de invasão e enorme depredação dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, perpetrada por grupos radicais antidemocráticos, que não aceitam os resultados das eleições de 2022”. Frisa ainda que a democracia brasileira não admite ataques, invasões e depredações e deve ser defendida por todas as brasileiras e brasileiros”.
Solturas
Na terça-feira (28/2) o ministro Alexandre de Moraes decidiu libertar 137 pessoas presas em decorrência dos atos de 8 de janeiro. As solturas foram determinadas em uma série de despachos dentro de um processo sob sigilo de relatoria de Moraes.
O ministro entendeu que as condutas dessas pessoas foram menos graves, não sendo elas financiadoras ou executoras principais dos atos, e que por isso elas podem responder à denúncia a partir de seus estados de origem. Nesses casos, Moraes decidiu substituir a prisão preventiva por outras medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica, cancelamento de passaporte, proibição de sair de casa à noite e aos fins de semana, cassação de qualquer registro para posse ou porte de armas, proibição de se comunicar com outros investigados e apresentação semanal a um juiz.
Entretanto, nesta quarta-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça Federal a condenação definitiva de 40 pessoas presas em flagrante invadindo e depredando o patrimônio público durante os atos golpistas de 8 de janeiro. O órgão também quer que elas ressarçam os cofres públicos em R$ 20,7 milhões.
Já publicado:
Médico preso por manifestações em Brasília atende pelo SUS em Antônio Dias
Mulher de Ipatinga que participou de atos em Brasília é indiciada por golpe de Estado
Alexandre de Moraes decide soltar mais 137 presos por atos golpistas
Fabricianense envolvido nos atos em Brasília é transferido para a penitenciária de Ipaba
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Inri
03 de outubro, 2024 | 19:54Esse é mais um dos pilantras baderneiros que só reconhecem o resultado das eleições se vencerem. Derrotados hipócritas que abusam de frases prontas e ridículas como "defensores da família ( só se for a deles) e cidadão de bem"... Conheço bem esse hipócrita aí.”
Lulucio
13 de abril, 2023 | 23:16Minha solidariedade aos presos políticos! Não digo àqueles que despredaram o patrimônio público, mas os que ficaram reclusos simplesmente por ter rezado ou feito oração do pai nosso em via pública de Brasília. Objetivos dessas pessoas eram um país longe da cleptocracia. Sabemos que tudo foi tramado pela esquerda, tanto é que parlamentares estão sofrendo assédio para não instaurarem a CPMI. Que Deus proteja os inocentes!”
Bebeto
02 de março, 2023 | 14:00Concordo plenamente com alguns comentários aqui postado.
Agora imagina um monte de gente que foi preso pelos desmandos dos Ministros do STF, que e vai processar o Estado. Quanto isso vai custar aos cofres públicos? Porque não cobram de quem mandou prender a bel prazer ? Infelizmente sempre sobra para o elo mais fraco pagar as falhas do elo mais forte. Quando prenderam José Dirceu, esse mesmo pessoal que está preso vibrou em praça pública. Hoje O Ezio é um José Dirceu da direita. E para os esquerdistas que hoje estão eufóricos,cuidado para não afundar junto com o Alexandre de Moraes ou ser perseguido pelo mesmo posteriormente. Lembrando que o mundo não gira, ele capota.”
Tinho Mortadela
02 de março, 2023 | 13:57Doutor Ezio, lembrando que, não existindo causa apta para a privação da liberdade pessoal em definitivo, a prisão indevida, impõem ao Estado o dever de indenizar.”
Calango
02 de março, 2023 | 13:51Essas prisões, são dos mesmos modus operandis da lava-jato.Pessoal tanto da direita quanto da esquerda, fica batendo palmas para esses oportunista de toga e lá na frente vira comida do monstro que criaram. Essa direita que hoje é vítima dos desmandos da toga é a mesma que bateu palma pela prisão de alguns esquerdistas no passado.O pessoal que pede prisão hoje é o que vai estar preso amanhã. E infelizmente, se isso não ter um basta, com uma reforma geral do judiciário, só tende se agravar. Cuidado com o que defendemos, mesmo que hoje não estamos em evidência,no amanhã o feitiço pode se virar contra o feiticeiro.”
Sergio
02 de março, 2023 | 13:29Aqui e o Vale do Cangaço”
Cidadão
02 de março, 2023 | 10:49Quanta lambança....
A Vale do Aço e um antro de puxas saco!
De bem e de família não representa nada da índole da pessoa.
As maiores violências (abuso sexual e feminicídio) ocorrem nos seio familiar.
Portanto, opinem o que quiserem, mas quem julga é o juiz!
Através das provas. Que por sinal são muitas...”
Jones
02 de março, 2023 | 02:12CAPINHA PATRIOTA PARA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA
Os atordoados Baderneiros de Brasília, provisoriamente liberados da prisão
pelo jogador Xandão, estão abusando de vistoso adorno fashion.
O símbolo de empoderamento dos vacilões é uma indefectível bandeirinha do Brasil,
cuidadosamente afixada sobre o equipamento de monitoramento usado pelos
seguidores do Mito de Orlando - o miguxo do Mickey, Pateta e Donald Duck.”
Zoio de Zoiar
02 de março, 2023 | 00:05Raciocinando aqui, se hipoteticamente o Dr. Ezio, após transitado e julgado, o mesmo for declarado inocente. E se após essa declaração de inocência o mesmo hipoteticamente recorrer afim de repararem essa prisão ilegal sofrida. A prisão ilegal, de certo, atinge primeiramente o direito de locomoção (ir e vir ) tolhendo a liberdade física, fato que por si só autoriza a indenização. Além disso, não se deve desconhecer que outros prejuízos advindos do encarceramento ilegal subsistem, como,humilhação e diminuição em sua autoestima.Conforme relação divulgada pela Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF), a lista de pessoas presas chegou a 1.398 nomes ( pessoas).Vamos supor que dessas 1.398 pessoas, somente 398 pessoas fossem condenadas, e as outras 1000 declaradas inocentes. E que hipoteticamente todas essas mil pessoas, impõe ao Estado o dever de indenizações a cada uma, num valor de 5000 mil reais para cada pessoa.Sendo assim saíram dos cofres públicos 5 milhões, a título de indenização para os que foram presos ilegalmente naquele dia 8 de Janeiro de 2023.Fico aqui matutando, esse dano ao erário público, deveria ser cobrado dos Ministros do STF e não do sofrido povo pagador de imposto, uma vez que, devido essas prisões arbitrárias, causarão prejuízo aos cofres públicos. O que acham ?”
Sr.sincero
01 de março, 2023 | 20:01Tem muita coisa mau contada nesta história de depredação e prisão de manifestantes!
Vamos aguardar o desdobramento da CPMI que virá esclarecer os fatos.
Concordo plenamente que vândalos e ladrões de patrimônio público sejam presos e paguem por seus erros.
Este médico é pessoa de bem, família humilde e batalhador que almeja um bem estar para a população. Acredito que estava no lugar errado na hora errada.....que haja apuração dos fatos.....aguardemos!”
Aqui é Eu
01 de março, 2023 | 19:06Quem destruir, património público, tem que ficar preso mesmo!!!
Mas quem, rouba dinheiro público, também!!!
SIMPLES ASSIM.”
Votador
01 de março, 2023 | 16:39Está aqui noticiado na aba CIDADES, mas a verdade é que o caso é de POLÍCIA!”
Zé Doido
01 de março, 2023 | 16:06Perdeu Mané, não amola!
Agora depois de "pagar" cadeia, vê se aprende e para de bancar o bobo, recolha-se a sua insignificância e vá cuidar dos seus pacientes.
A eleição acabou, se o seu ex-presidente não for preso e nem ficar inelegível e sair candidato em 2026, você pode apoiá-lo, mas desde que seja dentro da lei.
Ter 60 anos é ficar bancando o trouxa não é sinal de inteligência.”