28 de fevereiro, de 2023 | 17:00
Documentário inédito fala sobre o sistema carcerário humanizado
O documentário Do Amor Ninguém Foge”, dirigido por Daniel e Julio Hey (Irmãos Ahimsa), foi selecionado para o Festival Caminhos do Cinema Português, na categoria Filmes da Lusofonia”, dedicada aos 200 anos da independência do Brasil. A produção retrata a imersão de dois irmãos na realidade de uma parte do sistema carcerário brasileiro que trabalha na recuperação dos detentos com método humanizado, que permite o seu funcionamento sem a presença de agentes penitenciários ou armas.Divulgação/Café Royal
Detentos, funcionários e convidados na exibição especial realizada na Apac de São João del-Rei (MG)
Conforme pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça em 2022, o número da população carcerária no Brasil ultrapassa 919 mil pessoas. Do Amor Ninguém Foge” - produzido pela Café Royal, co-produzido pela produtora portuguesa Bro, distribuído pela O2 Play e pela internacional Level K - revela o método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), entidade que administra mais de 60 presídios no Brasil, para promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena.
Reconhecido e exportado para 23 países, o método utilizado pela APAC traz resultados revolucionários para a ressocialização e diminuição da reincidência e de custos para o Estado”, aponta a produção. Enquanto em um presídio comum a taxa de reincidência gira em torno de 80%, nas APACs este número é cerca de 20%. Depois de mais de 30 dias vivendo o dia a dia e dormindo dentro do presídio, Daniel e Julio Hey promovem mergulho cinematográfico no ser humano preso, trazendo luz às discussões sobre o sistema prisional atual, a liberdade e o poder regenerativo do amor”, conclui. O filme está em cartaz em São Paulo, e é exibido em sessões especiais em diversas cidades, como São João del-Rei e outras.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]