DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

28 de fevereiro, de 2023 | 14:50

Moradores do Lar dos Idosos são os primeiros a receber a vacina bivalente contra covid em Fabriciano

Divulgação
Pessoas que vivem em instituições de longa permanência fazem parte do público-alvo da campanhaPessoas que vivem em instituições de longa permanência fazem parte do público-alvo da campanha

A aplicação da vacina bivalente contra covid-19 no público prioritário da campanha teve início nesta terça-feira (28), em Coronel Fabriciano. Os primeiros a receberem as doses foram os moradores do Lar dos Idosos, no bairro Nazaré, informou o governo municipal. As doses bivalentes são eficazes contra a cepa original do vírus e suas variantes.

As doses também já estão disponíveis nos horários de funcionamento das salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde para público-prioritário da campanha: pessoas acima de 70 anos; vivendo em instituições de longa permanência (ILP); pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Em Fabriciano, as salas de vacinas funcionam de terça à sexta-feira, das 10h às 15h30. As doses estão disponíveis nas unidades do Centro, Santa Cruz, São Domingos, Amaro Lanari, Floresta, Santa Terezinha, Caladinho do Meio e JK.

“Iniciamos uma nova etapa com a aplicação das doses bivalentes com imunização de todos os nossos idosos institucionalizados. Mas é importante que as pessoas 70 ou mais já procurem as salas de vacina e recebam o novo imunizante, que tem se mostrado eficaz contra a variante omicrôm. O número de casos tem aumentado e é preciso se proteger, sobretudo, os grupos de risco”, explica Patrícia Hermógenes, Referência Técnica em Imunização.

No dia vacinação
Para receber a dose de reforço da vacina bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas contra a covid-19, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses da última dose recebida.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas e não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. Para os imunossuprimidos, é necessário, também, apresentar um comprovante da doença.

Próximas etapas
6/3: Pessoas de 60 a 69 anos; 20/3: Gestantes e puérperas; 17/4: Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Grupos não prioritários
Para quem não faz parte dos grupos prioritários, a Secretaria de Governança de Saúde reforça que a vacina monovalente original continua sendo fundamental no combate à covid-19 e ainda está disponível nas unidades básicas de saúde do município.

O esquema vacinal recomendado conforme a faixa etária é: 3 doses para todos com mais de seis meses de idade; 4ª dose (o segundo reforço) para quem tem mais de 40 anos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário