
18 de fevereiro, de 2023 | 06:00
Descanso e tranquilidade também estão no roteiro de carnaval
Num carnaval em que Minas Gerais espera receber mais de 10 milhões pessoas, entre turistas e visitantes locais, há programas, também, para os que preferem descansar ou ficar em meio à natureza durante o feriado. De Norte a Sul, Leste a Oeste, Minas reserva muitos outros destinos para quem pretende curtir o feriado em meio à natureza. Segundo levantamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult -MG), entre os atrativos listados no Carnaval da Tranquilidade” há:* Vinte parques municipais, 44 estaduais, seis naturais e nove parques ecológicos;
* Mil e vinte e oito cachoeiras, 58 rios, lagoas e lagos;
* Dez estâncias hidrominerais;
* Vinte e duas grutas espalhadas por todo o estado, além de nove cavernas;
* Mais de 40 trilhas registradas;
* Setenta mirantes, incluindo o famoso Mirante dos Planetas;
* Quase 30 represas;
* Mais de dez fazendas para hospedagem registradas, algumas classificadas como unidades de conservação e com quedas dágua.
Tradição
Entre os 853 municípios do estado, um não terá nenhum vestígio de festa. Isso porque, há 83 anos, Aiuruoca, no Sul de Minas, tem a tradição de fazer um pré-carnaval e, na semana de Momo, guardar silêncio, repouso, contemplação. O destino agrada em cheio aos que buscam uma experiência de sossego e paz em uma das 80 cachoeiras, pousadas rurais e no Parque Estadual Serra do Papagaio.
Gastronomia
Famosa pela história da Inconfidência Mineira e pela rica oferta gastronômica, Tiradentes, no Campo das Vertentes, deve atrair mais de 10 mil visitantes durante o carnaval. Mas, apesar dos eventos com atrações musicais, há programas que se encaixam no roteiro da tranquilidade: os famosos passeios de charrete e a visita a Bichinho, uma pequena comunidade que reúne artesãos e parece ter parado no tempo.
Aventura
Na Zona da Mata, Alto Caparaó é destino certo para os amantes da natureza e de um bom cafezinho. O clima calmo e a presença de cachoeiras cristalinas são atrativos especiais, incluindo uma visita ao Parque Nacional do Caparaó, onde está localizado o Pico da Bandeira, terceira maior montanha do Brasil. Ali também o plantio de café é tradicional e a região produz um dos melhores cafés do Brasil.
Misticismo
Para quem gosta de misticismo e do poder da energia, São Thomé das Letras, localizada na região Sul/Sudoeste de Minas, é conhecida como a mística cidade das pedras. Cravada a cerca de 1,4 mil metros de altitude e cercada por um vale rico em cachoeiras, grutas, trilhas, a cidade reserva atrativos também por suas lendas, comunidades alternativas e locais em que se acredita serem de pura energia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]