DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

16 de fevereiro, de 2023 | 00:01

Diamantina retoma as tradições do “berço” do carnaval mineiro

A cidade histórica de Diamantina é considerada o berço do carnaval mineiro, onde a festa popular foi fortalecida e levada como inspiração para outros municípios. Ao preservar a preferência por artistas regionais, a forte influência dos festejos nessa época do ano é refletida por blocos centenários como o Bloco Caricato Sapo Seco, que já é patrimônio cultural da cidade localizada no alto do Vale do Jequitinhonha.
Fotos: Ascom Diamantina
''Sou do Mundo, Sou Minas Gerais'' é o lema da festa carnavalesca na cidade do alto do Jequitinhonha''Sou do Mundo, Sou Minas Gerais'' é o lema da festa carnavalesca na cidade do alto do Jequitinhonha


Após dois anos com restrições nas ruas, a volta das festividades após pandemia traz bastante expectativa, de acordo com a produção da festa. “A procura por meios de hospedagem é alta, o fluxo das iniciativas de mídias e o tráfego on-line em sites e redes sociais apontam para o potencial de grande ocupação por um público de qualidade”, destaca produção.

O carnaval oficial de Diamantina 2023 vai começar nesta sexta-feira (17) e vai até a terça-feira (21), com o slogan “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”. A realização é da Prefeitura de Diamantina e da Pulsar Brasil, com patrocínio da Tambasa, e forte investimento em blocos caricatos. No total, serão 54 cortejos de blocos e seis espaços de programação:

* Largo da Alegria (Carnaval Radical): nomes de grandes bandas de Diamantina e região, praça de alimentação e esportes de aventura, durante todos os dias do carnaval, perfeito para a contemplação da natureza.
* Palco MPBeco: localizado no Beco do Mota, reunirá grandes nomes da música popular da região, tocando canções da música popular brasileira. Referência ao movimento Clube da Esquina em Minas Gerais.
* Praça Doutor Prado: blocos universitários promovendo festas no melhor estilo republicano, com direito a paredões de cerveja e segurança garantida.
* Quitanda da Tradição: localizada na rua da Quitanda, apresentará ritmos do tradicional samba brasileiro e pagode, e vai incluir, também, o Festival Gastronômico Gastrofolia.
* Palco Mercado Folia: na praça do Mercado Velho, entrará no ritmo do batuque de bandas que já entraram para a história da cidade tocando músicas de renome nacional: Bat Caverna, Bartucada e Uh!Bloco.
* Camarote Diamantina: montado no antigo Rancho dos Tropeiros, com estrutura para o melhor conforto do público. O galpão de arcadas rústicas é um dos principais símbolos da cidade, foi restaurado em 1997 e desde então abriga o Mercado Municipal.

São seis espaços para apresentações espalhados em pontos tradicionaisSão seis espaços para apresentações espalhados em pontos tradicionais
Destaques
“Tombado pela importância cultural, além da arquitetura diferenciada e todos os elementos históricos do prédio, o camarote é ainda mais atrativo devido à visão privilegiada do palco principal. Como alusão aos tropeiros e ferreiros que abasteciam a cidade no período áureo, a centralidade atribuída ao Mercado Folia representa o coração do carnaval, e o camarote, é o diamante que foi lapidado neste centro”, destaca a produção da festa.

Outra novidade é que a programação do Palco Mercado Folia terá grandes nomes que despontaram em Minas Gerais e conquistaram o mercado nacional, como Baile do Sideral, Tianastácia com o show “Cabrobloco” e Solar Big Band, projeto do tecladista Henrique Portugal, do Skank, onde convida o guitarrista Marco Túlio, do Jota Quest. Também haverá DJ Residente para manter o pique dos foliões nos intervalos entre as atrações principais, recheados de performances artísticas e circenses.

“Nas edições anteriores, a oferta era única, pensada para atender um grande público de massa. Em 2023, a ideia foi se especializar em grupos que a cidade já recebe em outras épocas e integrá-los no cronograma carnavalesco. Normalmente não se vê uma oferta tão versátil como essa, com tantas possibilidades de interação”, avalia a produção. A ideia é “possibilitar que todos os perfis de visitantes encontrem o seu espaço no carnaval de Diamantina. A área natural da cidade que acumula trilhas, grutas e cachoeiras também contribui para fazer com que o clima das comemorações locais seja único”. Mais informações: Instagram @carnavaldiamantinaoficial e @camarotediamantina; Centro de Atendimento ao Turista pelo (38) 35319-532. Compra de ingressos: centraldoseventos.com.br/camarote-diamantina.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário