15 de fevereiro, de 2023 | 13:35

Polícia Federal cumpre em Ipatinga e Santana do Paraíso mandados de prisão, busca e apreensão contra o tráfico internacional de armas

A PF não divulga nomes de pessoas investigadas

Carlos Guilherme
Buscas foram feitas em residências de Ipatinga e de Santana do Paraíso; uma pessoa foi presaBuscas foram feitas em residências de Ipatinga e de Santana do Paraíso; uma pessoa foi presa

Policiais federais deflagraram na manhã desta quarta-feira (15), a Operação Cavalo de Aço, que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma organização criminosa, responsável pelo tráfico internacional de armas no Mato Grosso do Sul e em Minas Gerais. No Vale do Aço as buscas foram estendidas a endereços de Santana do Paraíso e no bairro Forquilha, em Ipatinga, onde foram cumpridos dois mandados de busca e um de prisão. Um homem investigado foi preso, conforme apurado pelo Diário do Aço. A PF não divulga nomes de pessoas investigadas.

Conforme a PF, a organização criminosa possuía atuação na fronteira do Brasil com o Paraguai. As investigações tiveram início a partir da apreensão de um fuzil, calibre 556, fabricado nos Estados Unidos da América e que foi encontrado em Ponta Porã.

O armamento teria sido adquirido na fronteira com o Paraguai e transportado de forma oculta em um veículo que seguiria para a cidade de Belo Horizonte. Os envolvidos têm ligações com o Vale do Aço e, por isso, a operação abrangeu também o alvo em Ipatinga e Santana do Paraíso, com os mandados judiciais expedidos pela Justiça Federal de Ponta Porã.
Atuação de organização criminosa foi alvo da PF em cumprimento de ordem da Justiça Federal do Mato Grosso do SulAtuação de organização criminosa foi alvo da PF em cumprimento de ordem da Justiça Federal do Mato Grosso do Sul

A polícia investiga a suspeita, segundo a qual, o armamento de grosso calibre introduzido ilegalmente em território nacional serviria para a prática de roubos a instituições financeiras, denominado de “novo cangaço", em cidades do interior de Minas Gerais.

As investigações agora buscam a identificação dos envolvidos na organização, que também realizavam lavagem de dinheiro oriundo da ação de crimes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Destro

16 de novembro, 2023 | 14:14

“Isso aconteceu na minha rua(Rua pau brasil, Santana do paraíso),tanto que quando eu tava indo pra escola eu vi a polícia fechando a rua.”

Canhotinho

15 de fevereiro, 2023 | 23:43

“Tem que fechar o cerco, efetivamente são quadrilhas bem estruturadas e que usam de grande logística. Escolhem cidades pequenas no interior, sem efetivo policial que permita reação imediata, cerco, isolamento e que, em geral, tem feito movimentação de fora do Estado para agir aqui. Tem a imensa fronteira seca com o Paraná, são centenas de acessos de estradas de chão, rodovias que permitem sair e cruzar sem dificuldade de madrugada. Isso facilita a ação deles. O carro entra e sai de madrugada, roda centenas de quilômetros sem dificuldade. Que lhes caiam o peso da lei.”

Envie seu Comentário