12 de fevereiro, de 2023 | 09:30

Setor de lazer e turismo está animado com a quantidade de feriados em 2023

O número maior de dias de descanso, em relação a anos anteriores, deve incentivar as viagens e passeios dentro do país, movimentando o segmento

Lucas Peroni /Fecomércio MG
''É fundamental que cada cidade entenda sua vocação turística?'', observou a turismóloga da Fecomércio MG ''É fundamental que cada cidade entenda sua vocação turística?'', observou a turismóloga da Fecomércio MG

O setor de turismo e lazer está confiante que 2023 será propício para que o brasileiro viaje e passeie mais, seja com a família ou os amigos. O motivo de tamanha confiança dos profissionais que atuam nesse segmento está relacionado, especialmente, a quantidade de feriados previstos e programados para este ano. Embora sejam alvo de reclamações do setor produtivo, as folgas já agendadas no calendário, principalmente os descansos prolongados, devem animar o trabalhador a fazer um passeio para conhecer e desfrutar, sobretudo, as maravilhas que existem, na região e outras partes do país. Dessa forma, a economia gira e outro importante setor da economia, o turismo, cresce.

A turismóloga da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Luciana Ferreira explica que os feriados prolongados são positivos para a cadeia produtiva do turismo. “Pois oferecem a oportunidade de aumento do tempo de permanência do viajante e seu gasto médio, ou seja, quanto mais tempo o turista viaja, mais contribui para a economia e promoção do local”, pontuou.

Dados
Arquivo Pessoal
No Tijota Hotel Fazenda, a expectativa é de que 2023 será um bom ano para a vinda de hóspedes No Tijota Hotel Fazenda, a expectativa é de que 2023 será um bom ano para a vinda de hóspedes

Os feriados prolongados e pontos facultativos devem injetar R$ 74,3 bilhões no turismo brasileiro em 2023. É o que espera a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em relatório divulgado em janeiro. Segundo a entidade, o montante deve ser o maior incremento na receita anual do setor desde 2018 e equivale a 18% da previsão de faturamento do ano.

“A maior quantidade de feriados neste ano do que em outros anos deve contribuir para o processo de regeneração do nível de atividade do turismo ao longo de 2023. Ao contrário do ano passado, o calendário de 2023 contará com diversos feriados ou pontos facultativos prolongados”, informou em texto publicado. Ainda de acordo com a análise da CNC, cada feriado ou ponto facultativo prolongado tende a injetar 2,1% no volume anual de receitas do setor.

Oportunidade
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhorb) do Vale do Aço, Benedito Pacífico, “2023 vai ser realmente o ano dos feriados e principalmente, dos fins de semana prolongado”. Ele avista oportunidades, não somente para o ramo hoteleiro, mas para toda cadeia do lazer. “Todos esses feriados são uma oportunidade para os bares e restaurantes e, até mesmo os hotéis, faturarem um pouco mais”.

E para quem não deseja ir muito longe, Benedito garante que há ótimas opções no Vale do Aço. “A nossa região está cheia de equipamento de lazer. Nós temos aqui muitas opções. Aproveite então para curtir os bares, os botecos, os passeios, as pousadas, as lagoas, as cachoeiras e aproveite a nossa zona rural porque tem muita coisa, tem muito o que ser visto”, convidou.

Importância
Álbum Pessoal
No Hotel Fazenda do Vovô, o pós-pandemia tem sido muito bom, de acordo com a administradora do espaço, a casa está sempre cheia No Hotel Fazenda do Vovô, o pós-pandemia tem sido muito bom, de acordo com a administradora do espaço, a casa está sempre cheia

Os feriados, especialmente aqueles que se estendem um pouco mais, são importantes para quem tem algum empreendimento na área da hospedagem e lazer. No Vale do Aço, Lucas Leão, responsável pela administração do Tijota Hotel Fazenda, localizada a poucos metros da BR-381, na saída de Santana do Paraíso para Governador Valadares, afirma que é sempre positivo. “O feriado prolongado é importante para gente, é positivo, porque vem gente de um raio de 200 quilômetros ou até mais. Quando tem um feriado prolongado a possibilidade de vir gente de fora é maior ainda”, disse.

No Hotel Fazenda do Vovô, em Timóteo, Fátima Nunes, uma das administradoras, também vê os benefícios dos feriados para o negócio. “O ano com feriados prolongados ajuda demais com relação ao movimento do Hotel Fazenda do Vovô”. Ela acredita também que o cenário é favorável para as viagens mais curtas. “Isso ajuda muito ao nosso município, que é um turismo de negócios, então o turismo de lazer é muito bem-vindo”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Canhotinho

12 de fevereiro, 2023 | 21:47

“Como tende a ser um ano bom para o turismo, os proprietários não irão medir esforços para elevar os preços e enterrar até o cabo da faca no rim do trabalhador. No Brasil não basta lucrar, tem que quase vilipendiar o cidadão. Fiquem de olho consumidores com os preços abusivo e exorbitantes. Caso sejam lesados, procure o PROCON e lute pelos seus direitos. Seu dinheiro é suado e não cai do céu.”

Envie seu Comentário