12 de fevereiro, de 2023 | 09:30
Setor de lazer e turismo está animado com a quantidade de feriados em 2023
O número maior de dias de descanso, em relação a anos anteriores, deve incentivar as viagens e passeios dentro do país, movimentando o segmento
Lucas Peroni /Fecomércio MG
''É fundamental que cada cidade entenda sua vocação turística?'', observou a turismóloga da Fecomércio MG

O setor de turismo e lazer está confiante que 2023 será propício para que o brasileiro viaje e passeie mais, seja com a família ou os amigos. O motivo de tamanha confiança dos profissionais que atuam nesse segmento está relacionado, especialmente, a quantidade de feriados previstos e programados para este ano. Embora sejam alvo de reclamações do setor produtivo, as folgas já agendadas no calendário, principalmente os descansos prolongados, devem animar o trabalhador a fazer um passeio para conhecer e desfrutar, sobretudo, as maravilhas que existem, na região e outras partes do país. Dessa forma, a economia gira e outro importante setor da economia, o turismo, cresce.
A turismóloga da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), Luciana Ferreira explica que os feriados prolongados são positivos para a cadeia produtiva do turismo. Pois oferecem a oportunidade de aumento do tempo de permanência do viajante e seu gasto médio, ou seja, quanto mais tempo o turista viaja, mais contribui para a economia e promoção do local”, pontuou.
Dados
Arquivo Pessoal
No Tijota Hotel Fazenda, a expectativa é de que 2023 será um bom ano para a vinda de hóspedes

Os feriados prolongados e pontos facultativos devem injetar R$ 74,3 bilhões no turismo brasileiro em 2023. É o que espera a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em relatório divulgado em janeiro. Segundo a entidade, o montante deve ser o maior incremento na receita anual do setor desde 2018 e equivale a 18% da previsão de faturamento do ano.
A maior quantidade de feriados neste ano do que em outros anos deve contribuir para o processo de regeneração do nível de atividade do turismo ao longo de 2023. Ao contrário do ano passado, o calendário de 2023 contará com diversos feriados ou pontos facultativos prolongados”, informou em texto publicado. Ainda de acordo com a análise da CNC, cada feriado ou ponto facultativo prolongado tende a injetar 2,1% no volume anual de receitas do setor.
Oportunidade
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindhorb) do Vale do Aço, Benedito Pacífico, 2023 vai ser realmente o ano dos feriados e principalmente, dos fins de semana prolongado”. Ele avista oportunidades, não somente para o ramo hoteleiro, mas para toda cadeia do lazer. Todos esses feriados são uma oportunidade para os bares e restaurantes e, até mesmo os hotéis, faturarem um pouco mais”.
E para quem não deseja ir muito longe, Benedito garante que há ótimas opções no Vale do Aço. A nossa região está cheia de equipamento de lazer. Nós temos aqui muitas opções. Aproveite então para curtir os bares, os botecos, os passeios, as pousadas, as lagoas, as cachoeiras e aproveite a nossa zona rural porque tem muita coisa, tem muito o que ser visto”, convidou.
Importância
Álbum Pessoal
No Hotel Fazenda do Vovô, o pós-pandemia tem sido muito bom, de acordo com a administradora do espaço, a casa está sempre cheia

Os feriados, especialmente aqueles que se estendem um pouco mais, são importantes para quem tem algum empreendimento na área da hospedagem e lazer. No Vale do Aço, Lucas Leão, responsável pela administração do Tijota Hotel Fazenda, localizada a poucos metros da BR-381, na saída de Santana do Paraíso para Governador Valadares, afirma que é sempre positivo. O feriado prolongado é importante para gente, é positivo, porque vem gente de um raio de 200 quilômetros ou até mais. Quando tem um feriado prolongado a possibilidade de vir gente de fora é maior ainda”, disse.
No Hotel Fazenda do Vovô, em Timóteo, Fátima Nunes, uma das administradoras, também vê os benefícios dos feriados para o negócio. O ano com feriados prolongados ajuda demais com relação ao movimento do Hotel Fazenda do Vovô”. Ela acredita também que o cenário é favorável para as viagens mais curtas. Isso ajuda muito ao nosso município, que é um turismo de negócios, então o turismo de lazer é muito bem-vindo”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Canhotinho
12 de fevereiro, 2023 | 21:47Como tende a ser um ano bom para o turismo, os proprietários não irão medir esforços para elevar os preços e enterrar até o cabo da faca no rim do trabalhador. No Brasil não basta lucrar, tem que quase vilipendiar o cidadão. Fiquem de olho consumidores com os preços abusivo e exorbitantes. Caso sejam lesados, procure o PROCON e lute pelos seus direitos. Seu dinheiro é suado e não cai do céu.”