09 de fevereiro, de 2023 | 05:00
Bugre vira lugar de encontros culturais e encantos nas escolas
Fotos: Ricardo Alves



Idealizado pela Balaio de Ideias de Produções Artísticas, a iniciativa prevê atividades entre os meses de fevereiro e maio. Segundo a atriz e produtora Denise Maria, coordenadora do projeto, a ideia é democratizar o acesso à cultura e fortalecer o papel da arte como potencializadora da formação de crianças e jovens. É desse lugar que partimos para essas ações”, define.
Etapas
A primeira ação será o workshop de arte-educação e será direcionada a professores da rede pública de ensino e servidores da Assistência Social do município. Ministrado pela própria artista, que também tem formação em Educação, o workshop terá inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira (13) e será realizado no princípio de março. A arte tem esse papel de encantar e fortalecer as subjetividades dos alunos. E isso é uma ferramenta poderosa de engajamento em diversas outras frentes da educação regular”, salienta Denise Maria.
Ainda no final de março, o projeto prevê o workshop de teatro para alunos da rede municipal, e o curso que será ministrado pelo ator Wallace Maciel. A expectativa é levar aos jovens as possibilidades expressivas que o teatro proporciona a quem tem a oportunidade de conhecê-lo por dentro, informa a produção.
Histórias e cinema
O mês de abril está reservado para as apresentações de contação de histórias, etapa que será executada nas escolas do município. Para Denise Maria, esse será o ponto alto do projeto. É nas apresentações, no contato direto do público com a arte, que está o verdadeiro lugar de encontro e encantos”, pontua.
No mês de maio, o Lugar de Encontros e Encantos será na telona. O projeto prevê a exibição de filmes diversos para a comunidade local. A produtora enxerga nessa ação uma oportunidade de resgatar o cinema à moda antiga: o filme, como evento, promovendo a socialização por meio da arte. O projeto tem o apoio da Fundação Renova em parceria com a Prefeitura de Bugre.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]