07 de fevereiro, de 2023 | 18:00

Ministro da Educação deve vir a Ipatinga para avaliar oferta de ensino público superior na região

Tiago Araújo
Estudo irá avaliar viabilidade de emancipação de Institutos Federais e possível ampliação de unidade na cidadeEstudo irá avaliar viabilidade de emancipação de Institutos Federais e possível ampliação de unidade na cidade

A secretaria nacional de planejamento e finanças do PT e suplente de deputada federal do PT, Gleide Andrade, entregou ao ministro da Educação, Camilo Santana, um ofício que trata da oferta de vagas para o ensino público. Na campanha eleitoral do ano passado, Gleide visitou unidades dos Institutos Federais por todo o estado, incluindo o de Ipatinga. Da reunião com o ministro, Gleide foi informada que um estudo de viabilidade foi solicitado pela pasta, para emancipar os institutos de Ipatinga, Governador Valadares e de São João Evangelista. Atualmente, administrativamente, eles estão vinculados à sede em Belo Horizonte.

Em uma publicação nas mídias sociais, Gleide destacou que uma das visitas que “me deixou impactada foi ao IFMG Campus Ipatinga. Observei o malabarismo que a direção da unidade faz para, a todo custo, manter de pé o sonho da educação de qualidade na região. Foram inúmeros os ataques que a instituição sofreu nos últimos anos, principalmente com os cortes de orçamento. Ipatinga e região sofrem também com êxodo da população, principalmente da juventude. Esse êxodo é muito relevante para o Vale do Aço e Rio Doce, pois a cada dia mais pessoas deixam a região procurando por uma vida mais digna. Estamos na luta por mais oportunidade para a juventude do Vale do Aço e Rio Doce”, publicou.

O vice-presidente do PT de Ipatinga, Leonardo Patrick, acrescenta que na ocasião da vinda do presidente Lula em Ipatinga (à época candidato), Gleide Andrade, que era candidata à deputada federal, fez este compromisso ao visitar o instituto tomar par que a precariedade da oferta de ensino superior público no Vale do Aço.

“Encontramos com Lula, que recebeu o pedido e se comprometeu pessoalmente com o diretor do Instituto Federal. Hoje, foi a vez do ministro da educação receber a demanda. Conversei com a Gleide, e ela me disse que o ministro já encaminhou para estudo de viabilidade e organizará uma agenda de visita a nossa cidade, ainda a ser definida”, adianta.

Ofício
O diretor do campus avançado de Ipatinga, Alex de Andrade Fernandes, pontua que um ofício foi entregue ao presidente Lula. “O documento trata da expansão do ensino público federal, seja por meio do instituto ou universidade federal, por meio dos recursos oriundos da repactuação do acordo do rompimento da barragem, da Vale/BHP, em Mariana”, resume.

Atualmente a unidade de Ipatinga oferece cursos técnicos e o superior em Engenharia Elétrica, de forma gratuita.

Divulgação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

08 de fevereiro, 2023 | 17:35

“Não precisava. O CEFET com dois e o IFMG com um, até eu posso fazer esta avaliação. Para começo de conversa, precisamos de cursos de Medicina, Direito, Odontologia e mais umas cinco Engenharias.”

Envie seu Comentário