08 de fevereiro, de 2023 | 07:40

Folião deve ter cuidado com os golpes durante o carnaval

Apesar de ser um momento de diversão e lazer, é preciso vigilância para não sair da festa no prejuízo

Fernando Frazão/Agência Brasil
A aglomeração de pessoas e a distração dos foliões beneficiam os criminosos que desejam aplicar golpes e cometer roubos A aglomeração de pessoas e a distração dos foliões beneficiam os criminosos que desejam aplicar golpes e cometer roubos

O carnaval é uma das festas populares mais aguardadas pelo brasileiro, e em 2023 esse anseio pela folia está ainda mais aflorado entre os foliões, já que a festividade foi interrompida durante a pandemia de covid-19. A ansiedade é tamanha que, em alguns locais do país, o aquecimento para a festa já começou e, no último fim de semana, já teve bloquinho na rua. Mas para quem deseja se divertir e levar para a casa apenas as boas recordações dos dias de folia, é necessário redobrar a atenção para não se tornar vítima dos estelionatários e ladrões.

No início desta semana, o alerta partiu da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), principal entidade representativa do setor bancário no país. O pedido era de atenção aos clientes, justamente para não caírem nos golpes, entre eles, o da troca de cartão. “A aglomeração de pessoas e a distração no momento dos pagamentos facilitam que bandidos apliquem o golpe da troca do cartão, muito comum nesta época do ano”, advertiu a entidade.

Troca do cartão
Nesse golpe, o estelionatário se passa por ambulante e entrega a maquininha para o cliente digitar a senha. O falso vendedor se aproveita da distração do comprador e se atenta para a senha que é digitada. “Preste muita atenção ao comprar algo na rua e pagar com cartão. Muitas vezes, o golpista também usa algum truque e desvia a atenção do folião para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra”, informou o diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, Adriano Volpini.

Ao efetuar o pagamento utilizando o cartão, o folião terá que se preocupar com outros detalhes que também são importantes para evitar prejuízos em meio à festa. Uma das recomendações é não aceitar fazer o pagamento se o visor da maquininha estiver danificado. “Também é muito importante que a própria pessoa insira o cartão na maquininha e confira se o cartão devolvido é realmente o seu. No caso de pagamento via QR Code ou transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro”, acrescentou.

Cuidado com as senhas
Muita gente tem o hábito de anotar as senhas de acesso ao banco em blocos de notas, e-mails, mensagens de WhatsApp ou em outros locais do celular. Isso também pode representar um risco, caso o aparelho seja furtado ou roubado. Para instruir ainda mais os usuários do serviço bancário, a Febraban fez uma lista com 10 dicas para que o folião possa curtir os blocos de carnaval em segurança. As dicas estão no site da federação: portal.febraban.org.br.
Divulgação
''O ideal é que os foliões evitem levar cartões para as comemorações, bloquinhos e festividades de rua'', orientou advogada ''O ideal é que os foliões evitem levar cartões para as comemorações, bloquinhos e festividades de rua'', orientou advogada

Orientação
Em entrevista concedida ao Diário do Aço, a advogada da área cível, Ana Felício, sugeriu aos foliões que evitem levar cartões para as comemorações, bloquinhos e festividades. “Tentem priorizar o dinheiro em espécie. Mas se a pessoa não tiver essa possibilidade de levar o dinheiro e tiver que levar o cartão, ela deve desativar os pagamentos por aproximação, tanto no celular, quanto no relógio, ou qualquer aparelho eletrônico que forneça esse tipo de serviço”, indicou.

Observar bem a maquininha de cartão e não tirar os olhos do equipamento é importante. “Ao digitar a senha a pessoa deve garantir que outras pessoas não estão vendo e que não esteja visível para outras pessoas que estão ao redor. Também deve verificar no visor da maquininha se está aparecendo o valor correto, se a maquininha não está danificada. Importante a pessoa pedir o comprovante impresso para ter certeza do valor que pagou”, sugeriu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoio de Zoiar

08 de fevereiro, 2023 | 10:08

“Oh! Mundo tão desigual
Tudo é tão desigual
Oh! De um lado esse carnaval
De outro a fome total
A festa do pão e circo vai começar.”

Envie seu Comentário