08 de fevereiro, de 2023 | 00:01
Pré-Carnaval em BH têm cinema e concerto temático
Carmen Miranda e a Boa Vizinhança / Reprodução
A cantora Carmen Miranda é lembrada em mostra gratuita e festa carnavalesca
O Carnaval da Liberdade engloba diversas atrações sob a organização da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que promove ações durante todo o mês de fevereiro. A programação traz diversas manifestações culturais, unindo a maior festa popular do país à multiplicidade artístico-cultural do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A cantora Carmen Miranda é lembrada em mostra gratuita e festa carnavalescaNa programação de pré-carnaval da FCS, estão a mostra de cinema ''Carmen Miranda e a Boa Vizinhança'', com sessões gratuitas no Cine Humberto Mauro, e o concerto carnavalesco Esquentando os Tamborins, que contará com a participação do Coral Lírico (CLMG), da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da escola de samba belo-horizontina Canto da Alvorada.
Circuito
As ações integram o Carnaval da Liberdade, promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), com os objetivos de fomentar, estruturar e promover ações culturais durante esse período de festa. A programação teve início na terça-feira (7), com a mostra Carmen Miranda e a Boa Vizinhança”, dedicada a filmes estrelados pela cantora, dançarina e atriz luso-brasileira. A mostra ocupa o Cine Humberto Mauro até 7 de março, com diversos longas protagonizados pela Pequena Notável e grandes produções das décadas de 1930 e 1940, durante a política da boa vizinhança dos Estados Unidos. Os ingressos gratuitos para os filmes da mostra serão distribuídos na bilheteria do Cine Humberto Mauro uma hora antes de cada sessão.
Nesta quinta-feira (9), mesma data do aniversário de Carmen Miranda, será realizada uma celebração especial no jardim interno do Palácio das Artes, das 17h às 22h. A festa de carnaval Mamãe Eu Quero” contará com performances artísticas em homenagem à artista, cortejo com a Cia. de Dança Palácio das Artes, DJs e barracas com comida mineira.
Dança e música
O clima de folia, também, reunirá os três corpos artísticos da FCS no concerto de carnaval Esquentando os Tamborins. Com a presença dos músicos do Coral Lírico (CLMG) e da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (Osmg), dos bailarinos da Cia. de Dança Palácio das Artes (CDPA) e de membros da escola de samba belo-horizontina Canto da Alvorada, o repertório traz canções que representam uma viagem pelas cores e pelos sons do carnaval. As apresentações gratuitas ocorrem nos dias 14 e 15 de fevereiro, a partir das 12h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os concertos serão conduzidos pelo maestro André Brant, regente-assistente da Osmg.
O Carnaval da Liberdade propõe a integração dos eventos de Carnaval da capital com aqueles dos municípios mineiros. O objetivo é incentivar blocos caricatos, escolas de samba, grupos carnavalescos e festas tradicionais, em todos os municípios de Minas Gerais, a realizar as festividades de 2023 de forma alegre e organizada, após dois anos de pandemia.
A iniciativa conta com a participação de diversas frentes do Governo de Minas e parceiros, a exemplo da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Associação das Cidades Histórica, da Associação Mineira de Municípios (AMM), da Abrasel, do Centro de Referência do Queijo e da Rede de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O programa Carnaval da Liberdade também tem atuação dos conselhos estaduais de Turismo e Cultura.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]














