DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

04 de fevereiro, de 2023 | 17:00

Grupo Farroupilha promove curso de Teatro do Oprimido

Divulgação
A educadora social Helen Sarapeck participa do curso intensivo de forma on-lineA educadora social Helen Sarapeck participa do curso intensivo de forma on-line
O Grupo de Teatro Farroupilha promove este mês o curso on-line intensivo de Teatro do Oprimido, com a educadora social Helen Sarapeck, integrante do Centro de Teatro do Oprimido e fundadora do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido. O primeiro módulo foi realizado na sexta-feira (3) e outros dois estão previstos para os dias 10 e 24 de fevereiro.

As aulas têm o propósito de oferecer aos alunos conhecimentos sobre o gênero teatral concebido pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. O trabalho é focado na democratização dos meios de produção teatral, tornando acessível a arte cênica para camadas em vulnerabilidade social e buscando transformar a realidade desses grupos por meio do diálogo, do teatro.

Segundo a arte-educadora de teatro e coprodutora do projeto “Valores, arte, consciência e cidadania”, Claudiane Dias, incluir a oficina do Teatro do Oprimido na programação é potencializar os principais objetivos de capacitar as pessoas para atuar nas artes cênicas. A escolha de Helen Sarapeck para conduzir a oficina é outro ponto destacado pelo Farroupilha. Além de especialista no ‘teatro de Boal’, ela é doutoranda e mestre em Artes Cênicas (Unirio), licenciada em Ciências Biológicas, com pós-graduada em Teatro na Educação (Uerj).

Valores
O curso Teatro do Oprimido compõe a programação do “Valores, arte, consciência e cidadania”, projeto que vem sendo desenvolvido no bairro Bom Jardim, em Ipatinga, para celebrar os 27 anos do Grupo de Teatro Farroupilha. Oficinas de artesanato e dança sênior, de iniciação à acrobacia aérea e teatro para crianças, além de rodas de conversas e atividades teatrais completam a programação artística e cultural que se estende até o fim deste mês.

“Quando o Farroupilha pensa em valores, pensa na arte para além do caráter estético, mas como ferramenta de transformação social que estimula a consciência, o senso crítico, e possibilita a formação do cidadão”, resume o grupo. O projeto “Valores, arte, consciência e cidadania” é realizado pelo Grupo de Teatro Farroupilha com o apoio da Prefeitura de Ipatinga e Cras3, via emenda impositiva. Inscrições para participar das oficinas pelo link disponível na bio do instagram: @grupofarroupilha_.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário