
04 de fevereiro, de 2023 | 08:20
Após 12 anos, Ipatinga e Atlético voltam a se enfrentar
Longe da divisão de elite do Campeonato Mineiro há 11 anos, o Ipatinga ficou muito tempo sem enfrentar grandes clubes do futebol brasileiro. Mas agora, em 2023, com a vaga assegurada no Módulo A, a equipe vai estrear justamente contra um gigante, o Atlético. A partida será às 19h deste sábado (4), no Ipatingão.
Apesar de ser a 3ª rodada, será a estreia do Tigre, já que o clube teve seus jogos suspensos até julgamento final referente ao imbróglio envolvendo o Betim. As partidas das rodadas iniciais, contra Villa Nova e Patrocinense, foram remarcadas para 22/2 e 1/3.
Ao longo da história, Ipatinga e Atlético, que não se encontram há 12 anos, se enfrentaram 15 vezes. Foram nove vitórias do Galo, quatro empates e dois triunfos do Tigre. O último duelo terminou num empate em 2 a 2, também pelo Mineiro, mas em 2011.
Nesse histórico, somente dois jogos foram válidos pela Série A do Campeonato Brasileiro, em 2008. Naqueles tempos áureos do Tigre, a equipe quadricolor venceu o adversário por 3 a 2 em casa e perdeu de 4 a 2 em Belo Horizonte.
Mas a maior história é mesmo no Mineiro, já que os times chegaram até a disputar uma final, em 2010, que consagrou o Atlético como campeão, com duas vitórias.
Histórico do Tigre no Mineiro
A tarde deste sábado será de celebração da torcida ipatinguense, pois, independentemente do resultado, a partida marca o retorno do clube à elite do Estadual.
Conforme levantamento do jornalista Fernando Silva, do Vale do Aço, em 11 edições disputadas (2000 a 2011), o Ipatinga fez 164 jogos, conseguiu 71 vitórias, empatou 38 vezes e foi derrotado em 55 ocasiões. Ao longo desse período, o time marcou 257 gols e sofreu 206.
Times
Enquanto muitos treinadores costumam fazer mistério sobre o time titular, Waguinho Dias abriu o jogo na quinta-feira (2), em coletiva de imprensa no Ipatingão, e falou quem joga: Gabriel, Carlos Daniel, Mailson, Luanderson Morais e Bruno Santos; Netinho, Luanderson Silva, Chiquinho e Nadson; Danilo Marioto e Mateus Índio.
Jogadores que vêm treinando bem ao longo das atividades, como o lateral Guilherme Choco, o volante Diego Gomes, os meias Gil Paraíba e Klisman, os atacantes Márcio Júnior e Alysson Mota estarão à disposição no banco e podem entrar no decorrer da partida. O atacante Rafael Grampola sofreu lesão no músculo da coxa e está fora da partida, devendo estar a disposição no próximo jogo.
Já o Atlético, que vem fazendo alterações pontuais visando formar a equipe ideal para o restante da temporada, tem como grande novidade a ausência de Hulk. O atacante, ídolo da torcida, não foi relacionado para a viagem a Ipatinga. Ele disputou os dois primeiros jogos, inclusive um no interior, e marcou três gols.
Com isso, o treinador Eduardo Coudet deve escalar Everson; Paulo Henrique, Bruno Fuchs, Réver e Rubens; Allan, Igor Gomes, Pedrinho e Hyoran; Paulinho e Vargas.
Postos de venda
Os ingressos para a partida estão à venda na Santos Refrigeração; Dulce Flores; Casas Globo; Sapatos; Point do Esporte e Quiosque Central Farma Shopping.
Como será a entrada das torcidas no estádio
Foram disponibilizados 22 mil ingressos para o jogo e, até a tarde de quinta-feira, já haviam sido comercializados 15 mil. Portanto, a expectativa é de um estádio cheio.
Até mesmo por isso, os torcedores devem ficar atentos na hora de chegar ao Ipatingão. Os torcedores do Galo entram pelos portões do lado do estacionamento/feira e os do Ipatinga do lado da bilheteria do estádio. A diretoria do Tigre deixou claro que torcedor com camisa de um time não entra na torcida adversária”.
Os torcedores do Ipatinga deverão acessar o estádio pelos portões 1, 2 e 3, a partir da avenida Roberto Burle Marx, no sentido Iguaçu-Jardim Panorama-Parque Ipanema, dirigindo-se às arquibancadas do lado das cabines. Para que não haja nenhum conflito, um gradil de segurança será instalado em parte da via, delimitando o espaço a ser utilizado pela torcida do Galo, que vai usar os portões 7, 8 e 9, junto ao estacionamento principal do estádio, acessando o local a partir do Corpo de Bombeiros, no sentido Centro-Parque Ipanema.
Conforme o secretário de Segurança e Convivência Cidadã da Prefeitura de Ipatinga, Décio Camargos, as nossas equipes de trânsito estarão nas proximidades e dependências do estádio para dar todo o suporte necessário para melhor organização do evento. Os agentes estarão na área externa fazendo a fiscalização e direcionamento dos veículos e ambulantes, e os vigilantes patrimoniais na parte interna, para garantir mais segurança aos torcedores e evitar atos de vandalismo. Além disso, a partida contará com o policiamento e a presença de seguranças particulares contratados pelo clube anfitrião”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]